e quando os dois melhores ingredientes se juntam no mesmo prato, temos um divinal queijo no forno com figos caramelizados

É a verdadeira perdição. Mas o que é que se pode fazer? Sempre que vejo uns pingos de chuva a caírem lá fora, imagino um queijo derretido a cair cá dentro – deste cada vez mais espaçoso estômago.

Esta espectacular receita do delicioso blog Joyful Heatlhy Eats consegue juntar dois dos meus ingredientes preferidos: queijo e figos. Neste caso, o queijo é um delicioso brie pequeno ou, se não o encontrar deste tamanho, pode usar camembert. Mas não sou esquisito: consigo adorar quase todo o tipo de queijos. E então se forem acompanhados por uns figos caramelizados no forno, melhor ainda.

Para fazer esta maravilha, vai precisar de queijo brie ou camembert, figos, azeite, nozes picadas, mel e noz moscada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Baked-Brie-with-Roasted-Fig-Honey-Walnut-Topping-6

 

Corte os figos ao meio e coloque-os em cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Salpique um fio de azeite virgem extra por cima e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 15 minutos até caramelizarem ligeiramente no próprio açúcar da fruta.

Retire os figos do forno, suba a temperatura para os 190 ºC e coloque lá o queijo, em cima do mesmo tabuleiro onde caramelizou os figos, durante mais cerca de 15 minutos, até o queijo começar a sair por fora.

Enquanto o queijo derrete no forno, salteie as nozes, numa panela pequena, em lume médio-forte, juntamente com o mel e a noz moscada. 

Quando o mel estiver mais líquido, sirva o queijo num prato, com os figos por cima e o topping de mel e nozes a finalizar. Acompanhe com umas tostas de pão alentejano da Gleba e com uma garrafa de um bom vinho tinto e delicie-se a ver a chuva lá fora.

 

Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que o queijo derretido esteja,

Ele

 

receita e foto: joyful heatlhy eats

 

Powered by Blogger.