Skip to main content

a melhor solução contra o cansaço de final de semana: gin com sumo de lima

Depois de cinco dias loucos de trabalho, depois do stress do regresso às aulas, depois de percebermos que só vamos voltar a ter férias daqui a três meses (já estou de lágrima no olho...), precisamos urgentemente de uma ajuda. De preferência com muito gelo.

Para mim, em dias como este, o melhor remédio é sempre um fabuloso gin ao final do dia. Tónico ou em cocktail, anima-me de tal maneira que sou capaz de ficar a ouvir a Cristina Ferreira durante 24 horas seguidas sem sentir a mínima dor de cabeça. E, desde que nós temos sempre cá em casa o espectacular I'MaGin, as minhas receitas de gin multiplicaram-se à velocidade da luz.

Para hoje, vou fazer um espectacular cocktail de gin com sumo de lima, da fabulosa revista de bebidas Imbibe. Só precisa de gin (nós adoramos o gin português artesanal I'MaGin), sumo de lima espremido no momento, licor Chartreuse verde, xarope de açúcar e claras de ovo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

green-eyes-gin-cocktail-crdt-greta-rybus.jpg

Apesar de ter esta cor irresistível, este cocktail não leva nenhum corante. A cor vem do misterioso licor Chartreuse. Produzido num mosteiro do Norte de França há mais de 300 anos, o Chartreuse é feito de uma mistura secreta de mais de 130 ervas naturais e não leva corantes. A receita é de tal forma misteriosa que só é conhecida por dois monges do mosteiro (no caso de um morrer de repente, a receita não se perde). E a sua cor é tão famosa que em França existe mesmo um tom de verde conhecido como Chartreuse.

Depois deste pequeno momento José Hermano Saraiva da Copofonia, vamos ao modo de preparação. Junte num shaker todos os ingredientes e agite vigorosamente durante, pelo menos, 30 segundos, até as claras se juntarem bem com os líquidos. Adicione pedras de gelo e agite mais um pouco para refrescar e ganhar esta espuma divinal. 

Sirva, através de um passador, para copos gelados e finalize com mais umas pedras de gelo e uma rodela de lima no topo. Só de escrever isto, já me estou a sentir mais descansado.

 

Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que o cocktail esteja,

Ele

 

receita: andrew volk/portland hunt & alpine; foto: greta rybus/imbibe magazine

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com