brie no forno com massa folhada e doce de figo, a entrada perfeita para um jantar especial

Em meia hora, faz esta maravilha que é um atentado a qualquer dieta. Mas um dia não são dias e hoje é sábado, o que me parece um excelente pretexto para desgraçar a minha dieta mais uma vez. A verdade é que há dias em que só me apetece fazer asneiras e começo a pensar que também não vale a pena tanto esforço para ser o cadáver mais elegante do cemitério. Por isso, o meu querido Marido Mistério já tem uma receita para fazer hoje: esta tentação do demo do blog Aberdeen´s Kitchen. Vai adorar contribuir para me engordar. Aliás, Ele é o principal culpado das constantes facadinhas das minhas tentativas vãs de emagrecer.

Ele vai precisar de massa folhada, um queijo brie, compota de figos, mel, uma gema de ovo misturada com uma colher de sopa de água, figos cortados em fatias, romãs, nozes caramelizadas e tomilho para decorar. Para as nozes caramelizadas, vai precisar também das nozes propriamente ditas, açúcar, manteiga sem sal derretida, canela e uma pitada de noz-moscada.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

Puff-Pastry-Baked-Brie-with-Fig-and-Candied-Walnuts-7.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 220º C.

Comece por tratar das nozes: aqueça uma frigideira em lume médio. Derreta a manteiga e junte as nozes, a canela, o açúcar e a noz-moscada. Deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo várias vezes, para evitar que as nozes se colem umas às outras. Transfira-as para uma folha de papel vegetal e deixe-as arrefecer.

Entretanto, coloque o queijo Brie no centro da massa folhada por cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Raspe ligeiramente a parte de cima da casca, no topo do queijo. Espalhe a compota de figos por cima e dobre os cantos da massa folhada sobre o queijo.

Pincele o topo da massa folhada com a mistura da gema de ovo e água.

Leve ao forno durante 25 minutos até ficar com um tom dourado.

Retire do forno e deixe arrefecer durante 2 a 3 minutos.

Decore com as sementes de romã, fatias de figos frescos, tomilho, as nozes caramelizadas e um fio de mel. Sirva com tostinhas e desgrace-se com esta maravilha!

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: aberdeen´s kitchen

 

Powered by Blogger.