Skip to main content

brie no forno com massa folhada e doce de figo, a entrada perfeita para um jantar especial

Em meia hora, faz esta maravilha que é um atentado a qualquer dieta. Mas um dia não são dias e hoje é sábado, o que me parece um excelente pretexto para desgraçar a minha dieta mais uma vez. A verdade é que há dias em que só me apetece fazer asneiras e começo a pensar que também não vale a pena tanto esforço para ser o cadáver mais elegante do cemitério. Por isso, o meu querido Marido Mistério já tem uma receita para fazer hoje: esta tentação do demo do blog Aberdeen´s Kitchen. Vai adorar contribuir para me engordar. Aliás, Ele é o principal culpado das constantes facadinhas das minhas tentativas vãs de emagrecer.

Ele vai precisar de massa folhada, um queijo brie, compota de figos, mel, uma gema de ovo misturada com uma colher de sopa de água, figos cortados em fatias, romãs, nozes caramelizadas e tomilho para decorar. Para as nozes caramelizadas, vai precisar também das nozes propriamente ditas, açúcar, manteiga sem sal derretida, canela e uma pitada de noz-moscada.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

Puff-Pastry-Baked-Brie-with-Fig-and-Candied-Walnuts-7.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 220º C.

Comece por tratar das nozes: aqueça uma frigideira em lume médio. Derreta a manteiga e junte as nozes, a canela, o açúcar e a noz-moscada. Deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo várias vezes, para evitar que as nozes se colem umas às outras. Transfira-as para uma folha de papel vegetal e deixe-as arrefecer.

Entretanto, coloque o queijo Brie no centro da massa folhada por cima de um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Raspe ligeiramente a parte de cima da casca, no topo do queijo. Espalhe a compota de figos por cima e dobre os cantos da massa folhada sobre o queijo.

Pincele o topo da massa folhada com a mistura da gema de ovo e água.

Leve ao forno durante 25 minutos até ficar com um tom dourado.

Retire do forno e deixe arrefecer durante 2 a 3 minutos.

Decore com as sementes de romã, fatias de figos frescos, tomilho, as nozes caramelizadas e um fio de mel. Sirva com tostinhas e desgrace-se com esta maravilha!

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: aberdeen´s kitchen

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com