salmão com crosta de mel e paprika e ainda... mousse de abacate e iogurte grego

Confesso que esta divinal receita do fantástico blog Half Baked Harvest não fica por aqui. Além da suave e cremosa mousse de abacate e iogurte grego, ainda leva umas batatatinhas assadas e um arroz integral a acompanhar. No entanto, se eu quiser evitar ser expulso desta casa com a mesma clareza com que o António Mexia foi afastado da EDP, o melhor é deixar de lado essa ideia dos dois hidratos de carbono a acompanhar e limitar-me à mousse de abacate que já é bem boa.

Para o salmão, vou precisar dos lombos, mel, paprika, cominhos, alho ralado, sumo de limão espremido no momento e queijo feta em cubos ou em crumble. Para a mousse de abacate, preciso de abacate, iogurte grego natural, coentros frescos, manjericão, um pimento jalapeño e mais sumo de limão, cominhos e flor de sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Sheet-Pan-Blackened-Salmon-Bowl-with-Potatoes-and-Avocado-Goddess-Sauce-1.jpg

 

Coloque os lombos de salmão num prato e salpique o mel por cima. Misture a paprika com os cominhos, o alho picado, o sumo de limão, o piripíri, duas colheres de sopa de azeite, sal e pimenta. Espalhe a mistura por cima dos lombos, esfregando bem todos os lados do salmão para este absorver os temperos.

Espalhe um fio de azeite por cima de um tabuleiro de forno e coloque no topo os lombos de salmão com o molho. Leve ao forno, pré-aquecido a 220 ºC, durante cerca de dez minutos, até o salmão ficar pronto.

Enquanto o peixe cozinha no forno, junte todos os ingredientes da mousse de abacate, num liquidificador, e bata até ficar com um creme suave e aveludado. Se precisar, vá acrescentando uma colher de sopa de água de cada vez até ficar com a consistência ideal.

No momento de servir, espalhe a mousse pelos pratos e coloque por cima um lombo de salmão com o molho. Termine com o crumble de queijo feta pelo topo. Se tiver coragem – ou alguém tolerante em casa... coisa que aqui não tenho – acompanhe com umas batatinhas assadas no forno.

 

Um óptimo salmão para si onde quer que o abacate esteja,

Ele

 

receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.