salada de figo, presunto e burrata, uma receita de verão para um jantar especial

É tão boa e tem tão bom aspeto que faz vista em qualquer mesa. É uma ótima sugestão para servir num jantar de verão. Ou então para almoçarmos se estivermos em teletrabalho, só porque merecemos. A receita é do blog Half Baked Harvest e é absolutamente divinal. Fresca, deliciosa e muito fácil de fazer, vai ter mesmo de experimentar este verão. Eu sou viciada nesta salada só porque consegue juntar na mesma receita dois dos meus ingredientes preferidos: figos e burrata.

Só precisa de 25 minutos do seu tempo e dos seguintes ingredientes: azeite extra virgem, tomate cherry, alho esmagado, piripíri, raspas de um limão, vinagre balsâmico, orégãos frescos, sal e pimenta, rúcula baby, manjericão fresco, figos cortados em quartos, burrata ou mozzarella fresca e presunto cortado muito fininho (de preferência crocante).

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 5 pessoas, espreite aqui a receita original.

Fresh-Fig-Prosciutto-and-Arugula-Salad-with-Cherry-Tomato-Vinaigrette-7.jpg

 

Aqueça uma frigideira em lume médio. Junte o azeite, o tomate, o alho, o piripíri, os orégãos, as raspas de limão, o vinagre balsâmico e uma pitada de sal e de pimenta. Deixe cozinhar até o tomate cherry começar a rebentar e sentir o aroma do alho, durante 10 a 15 minutos.

Retire a frigideira do lume e deixe arrefecer ligeiramente.

Junte agora numa saladeira a rúcula, o manjericão e os figos lavados. Decore com a burrata e com o presunto.

Espalhe por cima da salada o molho vinagrete de tomate que preparou e sirva logo.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.