como fazer um delicioso entrecosto no forno a baixa temperatura

Esta é uma das nossas receitas preferidas para o Verão. O entrecosto fica tostado por fora e a desfazer-se por dentro. A cada dentada, parece que a carne se separa naturalmente dos ossos e quase derrete na boca. O melhor de tudo é que nem sequer precisa de um churrasco, basta um tabuleiro e uma folha de papel de alumínio.

Quando, esta semana, recebemos uma simpática mensagem de um leitor a perguntar como devia fazer um entrecosto em casa, não hesitei: esta receita do site Tasty é perfeita e dá muito pouco trabalho.

Tudo o que vai precisar é de entrecosto piano (aquele mais estreito), cominhos, piripíri, pimenta, alho em pó, sal, paprika e molho barbecue (se não gostar de molho barbecue, pode também usar massa de pimentão, de preferência caseira, mas reduza no sal se necessário). Para acompanhar, sirva uns espargos verdes e umas maçarocas temperadas com azeite, sal e pimenta. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

BFV9034_OnePanBabyBackRibs-ThumbB1080.jpg

 

Comece por colocar o entrecosto num tabuleiro forrado com papel de alumínio. Tempere os dois lados com a mistura das especiarias: cominhos, piripíri, pimenta, paprika, sal e alho em pó. Cubra o entrecosto com o papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 140 ºC, durante duas horas. É o tempo que leva a cozinhar a carne a baixa temperatura e a deixá-la a desfazer-se.

A seguir, só tem de colocar o forno no máximo (230 a 260 ºC), destapar a carne e espalhar o molho barbecue por cima. Coloque as maçarocas sem barbas de um lado do entrecosto e os espargos verdes do outro. Salpique o azeite por cima dos acompanhamentos, tempere com flor de sal e pimenta moída no momento e volte a levar tudo ao forno, sem o papel de alumínio, durante cerca de dez minutos. Quando a carne estiver tostada por cima e os acompanhamentos prontos, retire do forno e deixe assentar cinco a dez minutos antes de servir.

Cá em casa é um dos pratos preferidos dos Mini-Misteriosos no Verão. E sem precisa de ter churrasco. Só guardanapos de papel, para limpar as mãos...

 

Um óptimo entrecosto para si onde quer que o churrasco esteja,

Ele

 

receita e foto: tasty

Powered by Blogger.