quem precisa de um jantar rápido e delicioso? almôndegas de peru com burrata e molho de tomate e manjericão
Eu, ferveroso militante anti-almôndegas, me confesso: virei fã absoluto desta receita. O molho de tomate com manjericão é o primeiro sinal de que daqui vai sair um George Clooney da gastronomia. E a burrata partida em pedaços é a confirmação de que o mundo precisava.
A burrata fresca derretida a boiar à superfície daquele molho faz o meu ritmo cardíaco igualar o do Jorge Jesus cada vez que coloca cinco pastilhas na boca. Estamos a falar de todo um outro nível no mundo das almôndegas. E, além disso, estamos a falar também de uma receita que fica pronta em poucos minutos.
Estas almôndegas, do fabuloso site Ambitious Kitchen, são feitas de peru, mas se preferir, pode fazê-las com carne de vaca.
Tudo o que vai precisar é de carne de peru magra picada, um ovo, pão ralado panko, manjericão picado, mostarda de Dijon, orégaos secos, cominhos, alho em pó, pimenta de caiena, sal e pimenta preta moída no momento. Para o molho, vai precisar de molho de tomate, mais manjericão fresco picado, piripíri e burrata. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Bata o ovo e misture-o, numa taça grande, com todos os outros ingredientes. Com as mãos, envolva tudo muito bem. Enrole esta mistura de carne em 16 bolas com o tamanho aproximado de uma bola de golfe.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite, em lume forte, e cozinhe as almôndegas durante cerca de cinco minutos apenas para ficarem bem marcadas de todos os lados.
Reduza o lume para o médio e junte o molho de tomate. Vá mexendo, enquanto vai deitando o molho por cima das almôndegas. Quando levantar fervura, reduza o lume para o mínimo, tape a frigideira e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Acrescente o manjericão picado, a burrata e o piripíri (se usar). Volte a tapar e cozinhe mais 5 minutos para o queijo derreter.
Sirva só com uns legumes a acompanhar (versão da minha querida Mulher Mistério) ou por cima de um delicioso spaghetti cozido (versão A Dama e o Vagabundo). E delicie-se. Com todas as restrições que vai haver este Verão nas praias, não vale a pena perder tempo com grandes dietas.
Umas óptima almôndegas para si onde quer que a burrata esteja,
Ele
receita e foto: ambitious kitchen
Comments
Post a Comment