Pão Sem Amassar

Aos poucos a nossa nova normalidade é instaurada, e a vida começa a seguir o seu curso. Apesar de ter sido difícil ficar "presa" em casa durante tantos dias, acho que aprendemos muito com o estado de emergência que vivemos. Aprendemos a ocupar o nosso tempo de outras formas, aprendemos a valorizar as pequenas coisas da vida, os pequenos passeios, os abraços, a família e amigos... aprendemos a valorizar a rotina!

E durante estes dias aprendemos a fazer pão sem amassar com a Filipa Gomes! Não era costume fazer pão em casa... confesso que nunca levei grande jeito para a coisa. Mas depois de experimentar a receita da Filipa fiquei entusiasmada! Ajustei quantidades, ajustei a preparação e o resultado foi um pão delicioso, com uma crosta incrível... que partilho convosco, para que possam saborear um pão caseiro simples com manteiga quentinho, agora no fim-de-semana.


Pão de Trigo Sem Amassar

Ingredientes:
  • 500 g de farinha
  • 300 ml de água morna
  • 1 saqueta de fermento de padeiro (ou 1 cubo fermento fresco)
  • 10 g de sal

Preparação:
1. Numa taça misture todos os ingredientes.
2. Tape e deixe levedar durante 8 horas (máximo 24 horas).
3. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha. Dê 3 ou 4 voltas e deixe as costuras para baixo.
4. Transfira a massa (com o papel vegetal) para uma taça de vidro, tape e deixe levedar durante 1 hora.
5. Entretanto coloque o tacho de ferro fundido (barro, porcelana, inox, etc.) no forno a 220 °C até estar bem quente.
6. Transferira a massa para o tacho (com o papel vegetal), tape e deixar cozinhar cerca de 30 minutos. Destapar e deixar cozinhar mais 10 a 15 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de fatiar.

Acompanha-nos também em:

   
Powered by Blogger.