Skip to main content

o jantar preferido das crianças: lasanha de frango, cogumelos e espinafres

Cedi. Depois de muita pressão durante esta quarentena, resolvi ceder às aspirações mais profundas da minha querida Prole Mistério: o jantar de hoje vai ser lasanha. Desculpa-me, minha querida Mulher Mistério, mas sinto-me o Donald Trump a responder aos jornalistas sobre a pandemia: é muita pressão para uma cabeça tão frágil.

A lasanha eleita para o jantar de hoje é uma irresistível receita do espectacular blog Little Broken. Trata-se de uma lasanha de frango, cogumelos e espinafres facílima de preparar.

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de cebola e alho picados, azeite, cogumelos laminados, manjericão e orégãos secos, piripíri (se gostar), espinafres baby, peitos de frango cozinhados e desfiados (eu cá vou usar os restos do jantar de ontem), caldo de galinha, leite, noz moscada, farinha, parmesão ralado, queijo mozzarella ralado e massa para lasanha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

casserole-recipes-chicken-lasagna-1529434151.jpg

 

Aqueça um fio de azeite numa panela, em lume médio. Coloque a cebola, o alho, os cogumelos, os orégãos, o manjericão, o piripíri e uma pitada de flor de sal e deixe saltear. Quando a água libertada pelos cogumelos tiver evaporado totalmente, acrescente os espinafres baby. Cozinhe até os espinafres murcharem, desligue o lume e envolva o frango desfiado nesta mistura.

Noutra panela, trate do molho combinando o caldo de galinha, o leite, a noz moscada e mais uma pitada de flor de sal. Mexa, em lume brando. Quando levantar fervura, comece a adicionar a farinha aos poucos, sem parar de mexer. Deixe o molho engrossar durante cinco a dez minutos e só depois junte o parmesão. 

Espalhe 120 ml do molho pelo fundo de um pirex quadrado, cubra com uma camada de massa de lasanha, uma camada de frango com cogumelos, uma nova camada de molho (cerca de 240 ml) e uma última camada de queijo mozzarella ralado. Repita colocando mais camadas de massa de lasanha, frango, molho e mozzarella, até chegar ao topo. Termine com uma boa camada de molho e queijo mozzarella. 

Tape o pirex com papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 190 ºC, durante 25 minutos. Destape o pirex e deixe gratinar durante cerca de 15 minutos. Se gostar da sua lasanha mais tostada, ligue o modo grelhador e leve uma última vez ao forno durante mais dois a três minutos.

Ainda não comecei a fazer esta maravilha e já sinto os meus queridos Filhos Mistério a festejar.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que a lasanha esteja,

Ele

 

receita e foto: little broken

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com