Skip to main content

noodles com molho picante de manteiga de amendoim, uma receita vegan e sem glúten que fica pronta em poucos minutos

Sabe aqueles dias em que chega à hora de jantar e está esganada ou esganado de fome e não tem muito tempo para cozinhar? Para mim, são quase todos os dias, sobretudo desde que estou a trabalhar de casa. Dou por mim, são oito da noite e ainda estou sentada à frente do computador e o meu querido Marido Mistério com a cabeça literalmente enfiada no ecrã a fazer upload de novos produtos e a tratar das encomendas da nossa loja online. Os miúdos refilam, claro, mais esfomeados do que eu, ao que eu respondo invariavelmente:

- Façam vocês que já têm boa idade para isso.

Olham para mim, incrédulos e revoltados. E acaba por ser sempre o santo do nosso filho com tendência para chef que se chega à frente e avança sem medo para a cozinha. Hoje, sugeri-lhe esta receita do blog Eat With Clarity, ele torceu o nariz, mas acabou rendido quando descobri que o molho da massa era de manteiga de amendoim. Além disso, esta receita com este aspeto delicioso é vegan, sem glúten e fica pronta em 15 minutos.

Para fazer esta maravilha, só precisa de ter em casa noodles de arroz, alho, azeite, manteiga de amendoim natural, molho de soja, caldo de legumes, vinagre de arroz, óleo de sésamo, molho sriracha, xarope de ácer e piripíri.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

peanut-noodles-4.jpg

 

Comece por ferver uma panela de água e coza os noodles seguindo as instruções da embalagem.

Pique o alho e transfira-o para uma frigideira com um fio de azeite a ferver. Deixe saltear em lume brando, durante 2 a 3 minutos, ou até ficar entre o dourado e o acastanhado.

Junte o resto dos ingredientes do molho e misture bem até obter um creme macio, juntando mais água até conseguir a consistência desejada.

Junte metade do molho à massa e misture bem. Vá juntando o resto, de acordo com a sua preferência. Pode sobrar molho, depende do gosto de cada um. A ideia é que tenha molho suficiente no caso de querer adicionar frango ou legumes. Depois de juntar a quantidade desejada de molho, prove, e junte um pouco mais de molho de soja ou de sriracha, se gostar.  

Sirva com amendoins e cebolinho picados e decore com piripíri.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: eat with clarity

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com