jantar típico de segunda-feira: arroz de cogumelos (e frango) para aproveitar as sobras do fim-de-semana

Os fins-de-semana de confinamento são sempre um atentado contra o emagrecimento. Entre sexta-feira e domingo, cá em casa houve pratos para todos os gostos: sushi, bife tártaro, bacalhau à Brás, arroz de alho, bagels e até um almoço que faz as delícias da minha querida Mulher Mistério – ervilhas com ovos escalfados.

Resultado: ficámos com restos suficientes para alimentar todo o regimento de infantaria de Tomar. Por isso, hoje é dia de reciclar. À noite vou reaproveitar o fantástico arroz que sobrou de ontem e fazer esta fabulosa receita do site The Kitchn. Trata-se de um arroz de cogumelos, ao qual eu vou acrescentar frango, e que fica pronto em poucos minutos.

Tudo o que vou precisar é de chalotas, alho (apesar de o arroz que tenho cá ser de alho, nunca é demais), manteiga sem sal, cogumelos laminados, tomilho seco, caldo de galinha e arroz já cozido (eu vou acrescentar também dois peitos de frango cortados em cubos e fico com um jantar perfeito). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_Photo_Series_2020-04-snapshot-cooking-5-recipes-

 

Comece por picar as chalotas e o alho e por salteá-los na manteiga derretida, dentro de uma frigideira, em lume médio. Ao fim de dois ou três minutos, acrescente os cogumelos laminados, o tomilho e uma pitada de flor de sal (se quiser acrescentar frango como eu, coloque-o, nesta fase, juntamente com os cogumelos). Deixe cozinhar durante cerca de oito minutos mexendo e raspando o fundo da frigideira com uma colher de pau.

Adicione o caldo de galinha e cozinhe mais um a dois minutos até reduzir o líquido para cerca de metade. Para terminar, coloque o arroz na frigideira e deixe-o aquecer neste molho delicioso. Sirva imediatamente.

 

Um fantástico jantar para si onde quer que os restos do arroz estejam,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

 

Powered by Blogger.