Skip to main content

#fique em casa e faça este delicioso bolo de caramelo, banana e coco

Tomei uma decisão na minha vida. Já que é para estar confinada, já que não posso ir à praia e não tenho o privilégio de pertencer à CGTP, vou mas é desgraçar-me de vez em casa a fazer bolos. É o que se leva desta vida. Vou celebrar o dia de hoje como mereço: a comer. Infelizmente, longe da minha mãe, porque está confinada noutro concelho do país, mas faremos o que melhor sabemos fazer juntas, este ano, por Zoom ou por Whatsapp: lá está, comer. Nisso, somos muito parecidas. Eu estarei com uma fatia na mão desta receita do blog da Donna Hay, e a minha querida progenitora estará com uma fatia da deliciosa tarte de amêndoa que está à venda na nossa loja online e que lhe enviei por correio. A câmara do telemóvel da minha adorada mãezinha estará invariavelmente apontada para o teto ou para um plano gigante da orelha, porque ao fim de quase dois meses de confinamento ainda não percebeu como é que funcionam as videochamadas. Mas não podemos ter tudo, não é verdade?

Para fazer esta tentação, só precisa de ter em casa leite de coco, açúcar de coco, extrato de baunilha, água, farinha de espelta, fermento, coco ralado, pepitas de cacau, açúcar, manteiga sem sal, leitelho e bananas cortadas ao meio ao comprido.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

bolo de banana e coco.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Coloque o leite de coco, o açúcar de coco, o extrato de baunilha e a água numa frigideira própria para ir ao forno com o lume no máximo e deixe cozinhar durante 5 a 6 minutos até ferver, mexendo sempre, até o açúcar se dissolver e a mistura começar a caramelizar.

Guarde duas colheres de sopa desse caramelo numa taça pequena e reserve.

Entretanto, coloque a farinha de espelta, o fermento, o coco, as pepitas de cacau, o açúcar e a manteiga numa taça média e misture tudo muito bem com os seus dedos. Junte o leitelho e mexa bem até obter uma massa homogénea.

Espalhe a mistura que obteve sobre o caramelo que ficou na frigideira e decore com as metades de banana.

Leve ao forno durante 30 minutos até o topo começar a borbulhar e a ficar com um tom dourado.

Espalhe por cima o caramelo que separou e um fio de leite de coco.

Sirva logo.

 

Um ótimo dia para todas as mães,

Ela

 

receita e foto: donna hay

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com