#fique em casa e faça este delicioso bolo de caramelo, banana e coco

Tomei uma decisão na minha vida. Já que é para estar confinada, já que não posso ir à praia e não tenho o privilégio de pertencer à CGTP, vou mas é desgraçar-me de vez em casa a fazer bolos. É o que se leva desta vida. Vou celebrar o dia de hoje como mereço: a comer. Infelizmente, longe da minha mãe, porque está confinada noutro concelho do país, mas faremos o que melhor sabemos fazer juntas, este ano, por Zoom ou por Whatsapp: lá está, comer. Nisso, somos muito parecidas. Eu estarei com uma fatia na mão desta receita do blog da Donna Hay, e a minha querida progenitora estará com uma fatia da deliciosa tarte de amêndoa que está à venda na nossa loja online e que lhe enviei por correio. A câmara do telemóvel da minha adorada mãezinha estará invariavelmente apontada para o teto ou para um plano gigante da orelha, porque ao fim de quase dois meses de confinamento ainda não percebeu como é que funcionam as videochamadas. Mas não podemos ter tudo, não é verdade?

Para fazer esta tentação, só precisa de ter em casa leite de coco, açúcar de coco, extrato de baunilha, água, farinha de espelta, fermento, coco ralado, pepitas de cacau, açúcar, manteiga sem sal, leitelho e bananas cortadas ao meio ao comprido.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

bolo de banana e coco.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Coloque o leite de coco, o açúcar de coco, o extrato de baunilha e a água numa frigideira própria para ir ao forno com o lume no máximo e deixe cozinhar durante 5 a 6 minutos até ferver, mexendo sempre, até o açúcar se dissolver e a mistura começar a caramelizar.

Guarde duas colheres de sopa desse caramelo numa taça pequena e reserve.

Entretanto, coloque a farinha de espelta, o fermento, o coco, as pepitas de cacau, o açúcar e a manteiga numa taça média e misture tudo muito bem com os seus dedos. Junte o leitelho e mexa bem até obter uma massa homogénea.

Espalhe a mistura que obteve sobre o caramelo que ficou na frigideira e decore com as metades de banana.

Leve ao forno durante 30 minutos até o topo começar a borbulhar e a ficar com um tom dourado.

Espalhe por cima o caramelo que separou e um fio de leite de coco.

Sirva logo.

 

Um ótimo dia para todas as mães,

Ela

 

receita e foto: donna hay

 

Powered by Blogger.