batatas no forno com queijo, ovos e bacon, um brunch que lhe tira a fome até ao jantar

É uma delícia e uma tentação. Mas é ideal para aqueles dias em que acorda tão tarde que está praticamente na hora de almoço. E, como nesta fase de pandemia, é bom pouparmos ingredientes, nada como abusar do bom e velho brunch ao fim de semana, porque sempre saltamos uma refeição, poupando assim ingredientes e, claro, alguns euros.

Para fazer esta maravilha que descobri no blog Spoon Fork Bacon, só precisa de ter em casa duas batatas médias, lavadas e picadas com um garfo em vários sítios, manteiga sem sal, natas, bacon já cozinhado, ovos, queijo cheddar ralado, cebolinho picado e sal e pimenta para temperar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

5755066ebe6ecdf621078691aef445b1.jpg

 

Comece por pré-aquecer o forno a 200º C.

Coloque as batatas diretamente numa das grelhas no centro do forno e deixe-as assar durante 40 a 45 minutos ou até as batatas ficarem macias no meio.

Retire as batatas do forno e deixe-as arrefecer durante cerca de 15 minutos.

Corte cada batata ao meio (ao comprido) e faça um buraco no centro de cada metade, retirando o recheio com uma colher para uma taça.

Junte a manteiga e as natas e misture bem com o recheio da batata assada até obter um creme macio. Tempere com sal e pimenta.

Espalhe a mistura da batata no fundo de cada buraco que formou nas metades. Depois acrescente uma colher de sopa de queijo ralado, uma fatia do bacon já cozinhado e, finalmente, abra um ovo por cima.

Coloque as batatas num tabuleiro forrado com papel vegetal e volte a coloca-las no forno.

Baixe a temperatura para 190º C e mantenha-as no forno até as claras ficarem prontas e as gemas ainda líquidas.

Decore cada batata com queijo ralado, tempere com mais sal e pimenta e finalize com o cebolinho picado.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: spoon fork bacon

 

Powered by Blogger.