Pão com farinha com fermento

Bom dia!... Sugestão criada pelo Ty, que decidiu fazer a experiência ele mesmo: pão feito em casa usando farinha com fermento (ou, "farinha fermentada"). Em baixo podem ver a receita e o resultado:

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O Ty fez pequenas porções de cada vez; ele usou os ingredientes abaixo duas vezes, ou seja, misturou e amassou duas bolas de massa... Poderão experimentar fazer tudo de uma só vez, duplicando as quantidades:

  • 1 chávena e meia de farinha com fermento
  • 120ml de água (morna)
  • 3 colheres de (chá) óleo
  • 1 colher de (chá) açúcar
  • 1 piada de sal
NOTA: uma chávena = 240ml (aprox.)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Num alguidar coloca-se uma chávena de farinha, o óleo, o açúcar, o sal e a água. Mistura e acrescenta um pouco mais de farinha [cerca de um quarto de chávena (usa a restante farinha para polvilhar ou colocar nas mãos)]. Amassa bem e coloca a "bola de massa" novamente no alguidar (polvilhado com farinha).

(Pré-)Aquece o forno a 200ºC. - Optou-se por deixar a massa levedar em local abrigado durante o tempo em que o forno aquecia...

Divide a massa (opcional) para formar pequenos pães; coloca-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha (aproveitou-se a farinha do alguidar). Faz cortes com uma faca ou tesoura de cozinha (opcional - só para dar o "efeito"). Leva ao forno (200ºC) durante 20 minutos (ou até o pão estar cozido)... Depois, deixa arrefecer sobre uma grelha.


Bom apetite

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Powered by Blogger.