Skip to main content

#fiqueemcasa: tarte de ricotta com mirtilos, a receita que vai ter de fazer este fim de semana

Eu sei que já começa a cansar, que esta quarentena parece não ter fim à vista, mas, por favor, não se esqueçam que ainda estamos em pleno Estado de Emergência. Ainda não é suposto andarmos por aí na rua, em pequenos ajuntamentos, a passear e a apanhar sol em bancos dos jardins por cima das fitas colocadas pelas autoridades para tentar impedir que as pessoas se sentem ali. A polícia relatou ao Observador que ontem o Jardim da Estrela estava mais cheio do que num normal dia de semana antes da pandemia, o que significa que muita gente estava a fazer teletrabalho… ao ar livre.

Por favor, não estraguem tudo depois de tanto esforço por parte da grande maioria da população. Estivemos tão bem até agora, não vamos relaxar mesmo antes de atingirmos a meta. Vá lá, vamos aguentar só mais um bocadinho. E não há nada mais terapêutico e lúdico do que cozinhar: esta incrível tarte de ricotta e mirtilos, que descobri no site My Food Book, anima qualquer casa. Vamos lá. É muito fácil de fazer.

Só precisa de ter em casa bolachas Maria e manteiga sem sal derretida para a base. Para o recheio, precisa de ricotta fresca, açúcar de confeiteiro, extrato de baunilha, mirtilos, raspas de laranja raladas e mel para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

blueberry-&-ricotta-tart_8893.jpg

 

Comece por fazer a base: coloque as bolachas Maria no liquidificador e triture-as. Junte a manteiga e volte a misturar até obter uma espécie de crumble. Transfira a base para uma forma de tarte de base amovível e pressione-a contra o fundo e os lados com os dedos. Leve ao frigorífico durante 3 horas.

Enquanto isso, faça o recheio: junte a ricotta, o açúcar de confeiteiro e o extrato de baunilha numa taça média. Bata com uma batedeira até obter um creme macio. Tape e guarde no frigorífico até à hora de servir.

Antes mesmo de servir, coloque o recheio por cima da base. Alise com uma espátula e decore com os mirtilos. Polvilhe o açúcar de confeiteiro por cima e decore com as raspas de laranja. Finalize com um fio de mel.

 

Um ótimo fim de semana em casa,

Ela

 

receita e foto: my food book

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com