#fiqueemcasa: tarte de chocolate com banana caramelizada, uma receita irresistível para fazer este fim de semana

Acredita que esta maravilha se faz em apenas meia hora? São 10 minutos a preparar e 20 no forno. Agora, tenho de admitir uma coisa com toda a frontalidade: esta receita do blog Half Baked Harvest não é muito amiga da dieta, é daquelas que é literalmente para a desgraça. Paciência, estamos de quarentena e a precisar de nos animar. E nada como o cheirinho de uma tarte de massa folhada com chocolate quente e banana caramelizada a sair do forno para levantar a moral de qualquer soldado em guerra. Ainda por cima, é muito fácil de fazer.

Só precisa de 6 ingredientes: massa folhada, manteiga com sal derretida, canela em pó, chocolate de leite ou preto (de boa qualidade) partido em pedaços, bananas maduras cortadas ao meio (ao comprido) e mel. Pode servir com uma bola de gelado de baunilha, mas é opcional.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

Warm-Chocolate-Banana-Galette-1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 220º C.

Numa bancada polvilhada com farinha, estenda a massa folhada criando um retângulo com pouco mais de meio centímetro de espessura.

Transfira a massa para um tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Desenhe, com a ajuda de uma faca afiada, uma margem com cerca de 2,5 cm à volta do retângulo.

Pincele a massa com a manteiga derretida e espalhe a canela em pó ao longo das margens da tarte.

Disponha o chocolate numa única camada sobre a massa folhada até à margem que desenhou. Coloque as meias bananas viradas para cima, também numa única camada sobre o chocolate. Espalhe o mel por cima.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos ou até as margens começarem a ficar douradas e as bananas a caramelizar.

Deixe arrefecer ligeiramente e sirva quente, com um fio de mel e uma bola de gelado.

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.