Skip to main content

#fiqueemcasa: panquecas com tomate e queijo de cabra, o almoço preferido dos nossos filhos mistério durante a quarentena

E não é que chegámos aos 50 dias de confinamento? Temos sobrevivido, com algum mau feitio, algumas batalhas perdidas, mas confesso que até passou a correr. Serei a única com esta sensação? Deve ser da quantidade de coisas que tenho para fazer por dia… enfim. Voltando às minhas batalhas perdidas: para não enlouquecer, tive de fechar os olhos ao pó a mais, aos quartos mais ou menos desarrumados, aos quilos de roupa para lavar, aos meus próprios quilos a mais, e sobretudo ter de lidar com a batalhas diárias da prole mistério. Os nossos filhos lutam por ecrãs da Netflix e… por queijo de cabra. É impressionante como o queijo de cabra cá em casa dura cerca de… 10 minutos desde que é guardado no frigorífico. A frase que mais ouvi nesta quarentena foi:

- Quem é que comeu o meu queijo de cabra?

E a revolta cada vez que o meu querido Marido Mistério decide usar tão precioso ingrediente nas suas receitas?

Está tudo maluco. Por isso, passámos a comprar mais embalagens de queijo de cabra do que de papel higiénico. Sempre sem açambarcar, porque, pode não parecer, mas somos uma família com princípios.

Toda esta prosa para partilhar que, depois da revolta inicial, os nossos filhos renderam-se a esta receita que descobri no blog Seasons and Suppers.

Demora meia hora a fazer e é uma delícia. Só precisa de ter em casa ovos, leite, farinha, sal, ervas de Provence, salsa picada, queijo de cabra e manteiga para as panquecas. Para o topping, precisa de azeite, tomate cherry cortado ao meio, cebola roxa fatiada e salsa picada para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

savory-dutch-baby690-2.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 220º C.

Comece por fazer o topping: aqueça um fio de azeite numa frigideira (própria para ir ao forno) em lume médio. Quando estiver quente, junte a cebola, tempere com sal e deixe saltear, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Retire para um prato. Junte mais um fio de azeite na frigideira e coloque agora o tomate cherry e mais uma pitada de sal. Deixe cozinhar, mexendo sempre. Transfira para o prato onde guardou a cebola.

Limpe a frigideira com uma folha de papel de cozinha.

Entretanto, misture no liquidificador os ovos, o leite, a farinha e o sal até obter um creme macio.

Coloque duas colheres de sopa de manteiga na frigideira e leve ao forno durante um minuto ou dois ou até a manteiga derreter. Retire a frigideira do forno e transfira a massa da panqueca para a frigideira. Espalhe as ervas de Provence, a salsa e o queijo de cabra cortado em pedaços por cima da massa.

Leve ao forno durante 18 a 20 minutos ou até as pontas da panqueca ficarem acastanhadas.

Retire do forno e coloque por cima a mistura de tomate e cebola que reservou. Tempere com sal e pimenta e decore com salsa picada.

 

Um ótimo almoço para si,

Ela

 

receita e foto: seasons and suppers

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com