Skip to main content

#fiqueemcasa: ovo estrelado sobre crocante de parmesão, o almoço mais fácil e mais original que vai fazer esta semana

Ao longo destes 48 dias de quarentena, o que mais me custou a habituar foi ter de inventar alguma coisa para o almoço. Foi tema com o qual nunca me preocupei. Nunca almoçamos em casa, nem nós nem os miúdos. E o meu querido Marido Mistério só gosta de cozinhar à noite: com calma, ao ritmo do seu copo de vinho, sem stress. Por isso, muitas vezes tenho de inventar qualquer coisa rápida para este bando de esfomeados comerem no intervalo das aulas. E com tanta coisa para fazer, dou por mim à uma da tarde a pensar: “Oh, Diabo! Esqueci-me do almoço. E agora?”

Esta receita do blog Seasons and Suppers é uma ótima solução para quando estiver sem imaginação e sem tempo.

É muito fácil, fica pronta em 10 minutos e só precisa de ingredientes básicos que toda a gente tem em casa: ovos, parmesão ralado, espinafres, azeite, alho picado, sal, pimenta e uma rodela de limão para servir.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 1 pessoa, espreite aqui a receita original.

parmesan-egg-B.jpg

 

Aqueça o azeite numa frigideira pequena antiaderente em lume médio. Junte o alho e deixe cozinhar. A seguir, acrescente os espinafres e vá mexendo até estes começarem a murchar.

Transfira-os para um prato e limpe a gordura da frigideira.

Reduza para lume brando. Espalhe o parmesão ralado na frigideira, numa única camada, formando uma figura oval no meio da frigideira. Deixe cozinhar durante 30 segundos, depois abra o ovo por cima de uma das bermas do crocante de parmesão, ficando desta forma o ovo sobre apenas parte do parmesão.

Tape a frigideira e deixe cozinhar até o ovo ficar no ponto ideal (claras cozinhadas e gema ainda líquida). Retire a tampa e deixe cozinhar durante mais 30 segundos.

Com a ajuda de uma espátula transfira o parmesão e o ovo para o prato onde reservou os espinafres. Sirva com uma rodela de limão e tempere com sal e pimenta.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: seasons and suppers

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com