Skip to main content

#fiqueemcasa nesta páscoa: a receita para fazer um folar facílimo segundo um chef michelin

Este ano, a nossa Páscoa vai ser um bocadinho diferente. Não há almoço de família ultra-numerosa, não há cabrito a assar no forno a lenha no Alentejo e, mais lamentável do que tudo o resto, não há o divinal folar que a minha querida e prendada Mãe Misterio costuma fazer todos os anos, na Páscoa.

Este ano, vamos passar o Domingo de Páscoa em nossa casa só nós e os nossos queridos Filhos Mistério. Eu adorava ir para o Alentejo e estar com toda a família à volta de uma mesa carregada de comida, mas, neste momento, perante o surto do novo coronavírus, seria uma irresponsabilidade. O melhor que temos todos a fazer, para preservar a nossa saúde – e a saúde dos outros – é ficarmos em casa, não fazermos almoços de família e, muito menos, viajarmos para outra região do país. Tudo isso é um perigoso contributo para a propagação do vírus. Por isso, não temos dúvidas: ficamos em casa e fazemos os nossos folares.

\.png

É claro que, numa Páscoa tão diferente – e em que não temos propriamente muitos ingredientes à nossa disposição –, precisávamos de uma receita de folar fácil, rápida e deliciosa. Foi assim que o chef Joachim Koerper voltou a surgir na nossa vida.

Detentor de uma merecedíssima estrela Michelin, no restaurante Eleven, em Lisboa, Koerper é um entusiasta da comida portuguesa (além de ser um chef simpaticíssimo que já fez este vídeo connosco e que colaborou no nosso último livro). Em 2016, partilhou com a revista Vogue Brasil a sua receita de folar para a Páscoa. Surpresa: fica tudo pronto em pouco mais de uma hora e meia. E fica tudo divinal também. É por isso que esta é a receita de folar que vamos fazer esta Páscoa, em ano de quarentena.

53860912_2314893675254491_5052199880307507200_o.jp

 

Ingredientes 

  • 250 ml de leite
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 2 ovos
  • 500 g de farinha
  • 110 g de açúcar
  • 1 colher de café de sal fino
  • 1 colher de café de erva doce
  • 1 colher de café de canela
  • 100 g de manteiga derretida
  • 1 ovo cozido para decorar
  • 1 gema de ovo para pincelar

 

Agora chegámos ao momento mais fácil de todos: a preparação. O que precisa de fazer é colocar todos os ingredientes, pela ordem em que estão listados em cima, numa taça grande. Deixe de fora apenas o ovo cozido e a gema.

Amasse bem com as mãos durante 15 minutos. Tape e deixe a massa levedar durante 45 minutos. Depois, é só retirar a massa da taça e formar uma bola. Coloque o ovo cozido no centro da bola, pressionando-o ligeiramente e cubra-o com duas tiras cruzadas de massa. Pincele todo o folar com a gema de ovo e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 35 minutos. 

Quando o folar estiver cozido e douradinho, está pronto a servir. Coma-o ainda morno e vai ver como esta Páscoa passada em casa lhe vai saber bem.

 

Uma óptima Páscoa para si onde quer que o folar esteja,

Ele

 

receita: joachim koerper; foto: d.r.

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com