Skip to main content

#fiqueemcasa: massa de atum com courgette em vez de esparguete e molho de soja e mostarda de dijon para fazer em 10 minutos

Desde o início desta quarentena que a minha querida Mulher Mistério impôs uma regra tirana cá em casa: os almoços têm de ser leves e saudáveis. Só assim é que Ela consegue passar os seus dias a trabalhar em casa sem engordar quatro quilos por semana.

Eu, por mim, não tenho nada a opor: almoços pesados são o melhor convite para dormir uma sesta logo a seguir. Por isso, se quero ter um dia de trabalho em casa sem adormecer a cada dez minutos, os almoços leves são fundamentais. Além disso, se cumprir rigorosamente as regras Dela, à noite sempre tenho argumentos para fazer um risotto para o jantar.

Ainda por cima, desde que o espiralizador entrou na minha vida que as massas deixaram de ter de engordar. Faço massas com base de courgette espiralizada, beterraba, cenoura, batata doce – tudo colorido e delicioso. E então se misturar com uma fabulosa lata de atum, melhor ainda. Uns vegetais têm de ser cozidos depois de espiralizados, outros ficam deliciosos crus e apenas marinados num molho delicioso. É o caso desta divinal massa de atum com spaghetti de courgette em vez de esparguete. 

IMG_20200407_134259.jpeg

 

Ingredientes 

Para 4 pessoas

  • 2 courgettes médias descascadas e espiralizadas
  • 1/2 cebola roxa laminada
  • 2 latas de atum
  • 300 g de tomate cherry cortado ao meio
  • 1 banana em rodelas
  • 1 abacate cortado em cubos
  • 1 queijo fresco de cabra em tiras
  • Flor de sal
  • Pimenta rosa

Para o molho de soja e mostarda

  • Sumo de 1 lima (se não tiver, use meio limão)
  • 2 colheres de chá de mostarda de Dijon
  • 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
  • 2 colheres de chá de molho de soja

 

A grande vantagem destes almoços é que demoram dez minutos a preparar. Descasque as courgettes e espiralize-as em fios fininhos. Junte-os numa taça com a cebola roxa laminada, o tomate cherry, o atum em lata, o abacate e a banana. Espalhe umas gotas de sumo de lima por cima e flor de sal. Misture tudo e termine com o queijo fresco cortado em tiras e uns grãos inteiros de pimenta rosa.

Para o molho, coloque os ingredientes numa taça, pela ordem descrita acima, misturando à medida que adiciona mais um. Quando tiver um molho suave e aveludado, tempere a massa.

IMG_20200407_134430.jpeg

Termine com wasabi em pó espalhado por cima de cada prato: vai dar-lhe um toque picante delicioso.

 

Um óptimo almoço para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: casal mistério

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com