Skip to main content

#fiqueemcasa e delicie-se com esta espetacular quiche de brie e espargos com uma base de sementes de sésamo tostadas

É boa demais para ser verdade, não é? Já estou a imaginar esta quiche a desfazer-se na minha boca: o crocante dos espargos misturado com o Brie derretido… que maravilha! Em tempos de quarentena, há que dá valor aos pequenos prazeres da vida, como aproveitar a companhia da família (também não era preciso tanto, mas enfim!) ou deliciar-se com uma receita assim. Só o fantástico blog Half Baked Harvest para se lembrar de criar uma obra de arte com esta. Ainda, por cima, é fácil e muito simples de fazer.

Só precisa de ter em casa farinha, sal, manteiga ralada (como o queijo) e sementes de sésamo tostadas para a base. Para o recheio, tenha à mão ovos, leite, iogurte grego natural, folhas de tomilho fresco, manjericão, endro e cebolinho picados, piripíri, sal e pimenta preta, um molho de espargos sem pé, um queijo Brie e mel.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Asparagus-Brie-Sesame-Seed-Quiche-1.jpg

 

Unte uma forma de tarte com manteiga e coloque-a num tabuleiro próprio para ir ao forno.

Comece por fazer a base: junte numa taça a farinha, as sementes de sésamo e o sal. Acrescente a manteiga ralada e misture bem com a farinha. Junte 80 ml de água gelada e volte a misturar, juntando mais água se precisar até a massa formar uma bola. Estique com o rolo da massa até formar um círculo com cerca de meio centímetro de espessura. Transfira a base para a forma que preparou. Tape com película aderente e leve ao congelador durante 20 minutos ou guarde 1 hora no frigorífico.

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Retire a base do congelador e deite fora a película aderente. Tape-a com uma folha de papel vegetal e ponha por cima pesos de tarte ou, se não os tiver, pode usar arroz ou feijão para pressionar a base.

Leve ao forno durante 15 minutos até a base ficar pronta. Retire do forno e reduza a temperatura para 160º C.

Entretanto, misture numa taça média, os ovos, o leite, o iogurte, o tomilho, o manjericão, o endro, o cebolinho, o piripíri e uma pitada de sal e pimenta.

Corte 2/3 dos espargos em pequenos pedaços de cerca de 2,5 cm. Disponha-os no fundo da tarte, por cima da base. Reserve o resto dos espargos inteiros para o topo da tarte. Junte o queijo Brie cortado às fatias e um fio de mel. Misture tudo e transfira o recheio para a forma da tarte, agitando-a de maneira a espalhar bem os ingredientes. Disponha o resto dos espargos no topo da tarte.

Leve ao forno durante 55 a 65 minutos ou até o centro da tarte ficar cozinhada. Deixe arrefecer durante 5 a 10 minutos antes de servir.

Decore com ervas aromáticas frescas e… delicie-se!

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com