Skip to main content

#fiqueemcasa: como fazer um húmus com iogurte grego em apenas 5 minutos

Um dos grandes problemas do húmus caseiro durante a quarentena é o molho tahini. Raramente alguém tem um frasco de tahini guardado no frigorífico e, por estes dias, não é propriamente fácil sair para ir comprar. Foi por isso que encontrei a mais deliciosa, rápida e fácil receita alternativa para um húmus delicioso. Sem molho tahini nem outros ingredientes estranhos.

Para fazer este divinal húmus caseiro, só vai precisar daquilo que qualquer pessoa tem sempre em casa. E com uma vantagem acrescida: o húmus fica muito mais cremoso e suave do que a receita tradicional. É quase uma mousse de húmus. Perfeita para ir petiscando com uns palitos de cenoura. Ou, caso não tenha as obsessões dietéticas da minha querida Mulher Mistério, com umas batatas fritas ou com uns chips de milho.

O segredo desta textura aveludada está no bom e velho iogurte grego e no líquido da conserva do grão de frasco.

IMG_20200403_134548.jpeg

 

Ingredientes 

  • 400 g de grão de bico em frasco
  • 1 dente de alho
  • 1/2 limão espremido (cerca de duas colheres de sopa de sumo)
  • 1/2 iogurte grego natural
  • 4 colheres de sopa de azeite extra-virgem
  • Uma pitada de noz moscada em pó
  • Uma pitada de paprika
  • Flor de sal e pimenta rosa em grão

 

Comece por cortar o dente de alho ao meio e retirar o germe do centro (aquele fio esverdeado mais indigesto). Polvilhe o dente de alho com flor de sal e esmague tudo com uma faca até criar uma pasta.

Retire o grão do frasco e guarde o líquido da conserva (cerca de meio copo). Passe o grão por água e escorra-o. Coloque-o num processador de comida, ou num robô de cozinha, juntamente com o líquido da conserva, meio iogurte grego, a pasta de alho esmagado, o sumo de limão, o azeite, a noz moscada e a paprika. Triture tudo muito bem, durante cerca de três minutos, até ficar bem cremoso e suave. Tempere com mais um pouco de flor de sal e pimenta rosa moída e bata mais um pouco.

IMG_20200403_134526.jpeg

Sirva o húmus numa taça com uns grãos de pimenta rosa e mais um pouco de paprika espalhados por cima. Também pode acrescentar um fio de azeite no topo. Acompanhe com uns palitos de vegetais: cenourinhas baby, courgette, pepino, aipo... – é só escolher o que tem em casa. Vai ver se este não é o húmus mais cremoso que já experimentou.

 

Um óptimo húmus para si onde quer que o molho tahini esteja,

Ele

 

fotos: casal mistério

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com