Skip to main content

#fiqueemcasa: como fazer pão de leite caseiro

Há uma guerra instalada cá em casa. No outro dia, o meu querido Filho Mistério com vocação para chef fez uns bagels caseiros que deixaram toda a família de boca aberta, por isso hoje tenho de lhe dar uma resposta à altura não vá a criatura convencer-se de que, em plena adolescência, já ultrapassou o criador. Vou fazer um divinal pão de leite, daqueles tão leves como uma nuvem de algodão doce.

A receita é do espectacular site Food52 e só leva sete ingredientes: farinha tipo 65, natas para bater, mel, leite em pó magro, levedura em pó, ovos e manteiga sem sal cortada em pedaços. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

f9f9ec7c-abc2-4b96-b340-f189cccf32fc--2017-0519_ki

 

Comece por cozer 40 g de farinha com 240 ml de água, numa panela, em lume médio, sem parar de mexer. Ao fim de cerca de 5 minutos, deverá ter uma massa densa formada. Nessa altura, acrescente as natas e o mel enquanto continua a mexer energicamente até o mel se dissolver.

Passe tudo para uma batedeira de massa, adicione o resto da farinha, a levedura, o leite em pó, dois ovos e o sal e amasse, na velocidade média, durante cerca de 5 minutos. Quando a massa estiver macia, comece a juntar os pedaços de manteiga, um a um, deixando-os misturar-se bem com a massa antes de colocar o pedaço seguinte.

Passe a massa para uma taça, untada com spray de cozinha. Cubra a taça com uma tolaha e deixe levedar durante cerca de uma hora, num sítio morno, até duplicar de tamanho. Divida a massa em 12 bolas e coloque 6 bolas no fundo de uma forma para pão, com 23 por 33 cm, untada com spray de cozinha. As restantes 6 bolas dão para outro pão de leite igual. Cubra a forma e deixe levedar num local morno durante mais uma hora.

Antes de levar ao forno, bata um ovo com uma colher de chá de água e pincele esta mistura pelo topo da massa. Espalhe um pouco de flor de sal por cima e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 50 minutos, até o pão estar bem dourado no topo e a soltar-se da forma. Sirva quentinho, com manteiga a derreter naquele miolo divinal. Acho que, perante isto, os bagels do Mini-Misterioso não têm hipótese.

 

Um óptimo domingo para si onde quer que o pão de leite esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com