#fiqueemcasa com este bolo de chocolate sem farinha e só com 5 ingredientes

É uma verdadeira nuvem de chocolate. Tão leve como a Sara Sampaio em cima da balança. Este fenomenal e facílimo bolo de chocolate do fantástico site The Kitchn é perfeito para a quarentena. Só leva cinco ingredientes e são todos habituais em qualquer casa: manteiga cortada em pedaços, chocolate preto também partido em bocados, ovos, açúcar e extracto de baunilha. Se não tiver extracto de baunilha, não use porque não é dramático. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_archive_298949e632fc8c201c7e9254958efd6db4b48a00

 

Comece por juntar a manteiga e o chocolate numa taça e levar ao microondas por períodos de 30 segundos, mexendo a cada paragem, até derreter tudo muito bem (deve demorar cerca de três minutos no total). Deixe arrefecer durante 5 minutos, enquanto trata do resto.

Bata dois ovos e quatro gemas com 50 g de açúcar e o extracto de baunilha até ficar tudo bem ligado. Noutra taça, bata quatro claras em castelo. Quando começarem a ficar em espuma, adicione gradualmente os restantes 200 g de açúcar sem parar de bater até ficarem claras em castelo.

Misture 1/3 das claras em castelo no chocolate derretido. Em relação aos restantes 2/3, envolva-os cuidadosamente com o chocolate derretido, com a ajuda de uma espátula, para não perder o oxigénio que está nas claras.

Deite tudo para dentro de uma forma com o fundo amovível, untada com manteiga, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 35 a 40 minutos, até que o bolo dobre de volume. Deixe arrefecer durante 10 minutos antes de o desenformar. E devorar! Se gostar, pode servi-lo com chantilly ou frutos vermelhos por cima, mas para mim chega-me o bolo assim.

 

Um óptimo bolo para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

 

Powered by Blogger.