#fiqueemcasa: bolo de manteiga de amendoim com recheio de chocolate para fazer numa frigideira

Ok, tem de ser uma frigideira especial, própria para ir ao forno. Espero que tenha uma em casa porque esta receita do blog Half Baked Harvest é de desgraçar qualquer dieta, é de tentar qualquer monge em jejum ou qualquer nutricionista castradora. Não interessa. Hoje é Dia da Liberdade que é como quem diz dia-de-comer-tudo-o-que-me-der-na-real-gana. Obrigada, capitães de Abril por me proporcionarem momentos destes. Viva a Liberdade! Já que temos de estar confinados neste dia tão importante para a democracia portuguesa, celebremos a data, comendo e bem! Bem, não, muito bem porque ninguém resiste a uma receita assim. É boa demais para ser verdade e é muito fácil de fazer.

Só precisa de ter em casa manteiga com sal, manteiga de amendoim natural, açúcar, açúcar mascavado, extrato de baunilha, ovos, farinha, fermento, pepitas de chocolate semi doces, pedaços de chocolate preto e flor de sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

Crinkle-Top-Chocolate-Peanut-Butter-Skillet-Blondi

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Coloque um pouco de manteiga numa frigideira própria para ir ao forno em lume médio. Deixe a manteiga derreter e ficar acastanhada, durante cerca de 2 a 3 minutos. Vá mexendo.

Retire do lume e junte 125 g de manteiga de amendoim, os açúcares e o extrato de baunilha. Deixe arrefecer durante cerca de 10 a 15 minutos.

Numa taça pequena, bata os ovos durante 2 minutos. Junte os ovos à mistura de manteiga de amendoim. Acrescente agora a farinha e o fermento e mexa.  Junte com cuidado as pepitas de chocolate e, finalmente, acrescente o resto da manteiga de amendoim, tentando criar o efeito de um remoinho.

Mergulhe os pedaços de chocolate preto no interior da massa.

Leve a frigideira ao forno durante 22 a 25 minutos até o bolo ficar mais seco nas pontas mas mal passado no centro. Retire do forno e deixe arrefecer durante 3 a 5 minutos. Espalhe por cima flor de sal e sirva com uma colher de gelado.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.