Skip to main content

Bolo Lama de Baileys





Faço hoje 55 anos. Sempre pensei que este dia seria diferente, que iria almoçar fora, passear, festejar enfim que seria como têm sido os dos anos anteriores.
Mas tudo deu uma volta... entrou o ano de 2020 que tem sido dificil, não só devido ao vírus que tem afetado todos nós, mas também a nível profissional que tem sido stressante, tanto que acabei por ter em março um enfarte. Felizmente não foi forte, porque senão não estaria aqui...
Embora continue lentamente a recuperar, resolvi com algum esforço, fazer o meu bolinho e tentar ter um dia o melhor possível. Afinal estou viva e há que agradecer a Deus por isso!

Ingredientes:
Para o bolo:
150 gr de manteiga sem sal
100 gr de chocolate 70% cacau picado
100 gr de açúcar branco
100 gr de açúcar mascavado
50 gr de cacau em pó peneirado
180 ml de Baileys Irish Cream
170 gr de farinha de trigo sem fermento
1 e 1/2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal fino
3 ovos a temperatura ambiente

Para o ganache:
200 gr de chocolate (finamente picado)
100 ml de natas
100 ml de Baileys Irish Cream
Pitada de sal marinho
15 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente


Preparação:
Pré aqueça o forno a 160ºC. Unte uma forma de 20cm com manteiga, polvilhe com farinha e reserve.
Numa panela, coloque a manteiga, o chocolate, os dois tipos de açúcar, o cacau em pó e o Baileys. Leve a lume brando e com uma vara de arames, envolva a mistura até ficar bem ligada, fluida e sem grumos.
Retire do lume e deixe arrefecer durante 5 a 8 minutos.
Numa outra tigela, peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e reserve.
Adicione os ovos à mistura de chocolate ligeiramente resfriada e misture com um fouet até incorporar. Adicione os ingredientes secos e misture com a ajuda de uma espátula até que esteja isenta de grumos.
Verta a massa na forma e leve ao forno a cozer cerca de 40 a 45 minutos, ou até que um palito espetado no bolo saia limpo mas não muito seco.
Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos, antes de desnformar.
Para o ganache:
Coloque o chocolate picado numa tigela refratária e reserve.
Leve as natas, o Baileys e o sal a ferver. Verta sobre o chocolate picado e deixe por um minuto. De seguida coloque a manteiga e envolva tudo delicadamente. Reserve num ambiente fresco até que esteja com a consistência espessa o suficiente para espalhar sobre o bolo frio.
Coloque o bolo num prato e, por cima distribua o ganache, o qual deve previamente ser ligeiramente batido.
Sirva só com o ganache ou, decorado a gosto, como foi o caso. 
Fonte: Daqui

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com