Skip to main content

Bolo de Coco sem açúcar e sem glúten


Ingredientes:

4 ovos
40 a 50 g de adoçante dependendo do gosto (usei xilitol)
3 colheres de sopa de óleo de coco
3 colheres de sopa de farinha de coco
200 ml de leite de coco
100 g de coco ralado
1 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de chá de goma xantana* (opcional)
óleo de coco q.b. para untar a forma
coco ralado q.b. para decorar

Nota:
Goma Xantana* - para quem não conhece esta goma utiliza-se para permitir que a mistura das farinhas tenha características semelhantes às misturas com glúten, permitindo assim que o bolo fique mais fofo e consistente.


Método:

Pré-aqueça o forno nos 180ºC.
Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo bem firme e reserve.
Deite para um recipiente as gemas, o adoçante, o óleo de coco, a farinha de coco, o leite de coco, o coco ralado e por último o fermento e goma xantana (se tiver em casa). Misture todos estes ingredientes até obter uma mistura bem ligada. Por último envolva as claras reservadas batidas em castelo.
Unte uma forma de chaminé com óleo de coco ou manteiga, e verta pata lá a massa.
Leve ao forno pré-aquecido nos 190º C cerca de 25 a 30 minutos. Faça o teste do palito, não o deixe secar muito no forno que perde a graça.
Desenforme com cuidado e sirva depois de arrefecido decotado com coco ralado à superfície.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://cozinhadaduxa.blogspot.com

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com