Skip to main content

os 10 melhores alimentos para fortalecer o sistema imunitário

tea-599227_1920.jpg

É o coronavírus a aparecer e eu a comer. Uma vez que já preparei a minha cozinha para uma eventual pandemia e já sigo todos os conselhos para lavar as mãos decentemente e não tocar com elas na cara, resta-me comer bem para fortalecer o sistema imunitário e estar tão forte como o Popeye na eventualidade de ser apanhado pelo Covid-19.

O fantástico site Healthline, que é supervisionado por uma competente equipa de médicos – alguns especialistas em saúde pública – preparou uma lista com os ingredientes que mais ajudam a fortalecer o seu sistema imunitário. Não curam, como é evidente, mas uma alimentação cuidada e equilibrada com ingredientes assim ajuda a deixar o seu corpo mais forte e resistente a doenças.

 

photo-1540148426945-6cf22a6b2383.jpg

1. Alho 

É um dos mais eficazes alimentos no combate a infecções, tanto virais como bacterianas. E porquê? Por causa daquele cheiro desagradável e intenso que o alho tem quando está cru. Tanto o cheiro como esta capacidade anti-viral do alho vêm da alicina, um antibiótico natural rico em vitaminas A, C, B1 e B2 e em vários minerais. Há milhares de anos que o alho é usado para combater várias doenças e infecções. 

photo-1552841847-0e031d33a283.jpg

2. Citrinos 

Não é mito, é mesmo verdade: laranjas, toranjas, limões, clementinas, limas, tangerinas... todas elas estão carregadas de vitamina C, que ajuda à produção de células brancas, fundamentais para combater infecções. O problema é que o nosso corpo não produz nem armazena vitamina C por isso, se quiser mesmo fortalecer o seu sistema imunitário, precisa de ingerir vitamina C diariamente.

 

3. Pimentos vermelhos 

Se acha que os citrinos têm muita vitamina C, os pimentos vermelhos têm muito mais. Segundo o site Healthline os pimentos desta cor têm o dobro da vitamina C de frutas como a laranja.

photo-1553175005-a1129d5c188c.jpg

4. Brócolos 

São dos legumes mais saudáveis de todos. Além de também estarem carregados de vitamina C, os brócolos são ricos nas vitaminas A e E. A vitamina A é fundamental para o desenvolvimento das células do seu corpo para lá de ser, segundo a BBC, um "poderoso antioxidante", fortalecer o seu sistema imunitário e "ajudar a prevenir doenças". Já a vitamina E é um antioxidante essencial para ajudar o seu sistema imunitário a funcionar bem.

Quanto menos cozinhados comer os seus brócolos, mais saudáveis eles se tornarão. A Healthline diz mesmo que o ideal é comê-los crus.

photo-1567752458426-b62144165409.jpg

5. Gengibre 

Mais um alimento que uso cá em casa quase todos os dias. Experimente beber todos os dias de manhã, em jejum, um copo com água, gengibre em pó e limão. O que torna o gengibre um forte anti-inflamatório e um aliado do sistema imunitário é o shogaol, um composto biológico muito presente no gengibre cozinhado ou seco e não no gengibre cru.

photo-1550411294-875307bccdd5.jpg

6. Espinafres 

Já o Popeye não dispensava  a sua dose diária de espinafres. E não era só para impressionar a Olívia Palito – os espinafres são mesmo ricos em vitamina C e estão carregados de inúmeros antioxidantes e betacarotenos que ajudam o seu sistema imunitário a combater infecções. Tal como os brócolos, quanto menos cozinhados, mais saudáveis são. No entanto, prefira-os levemente cozidos do que crus, uma vez que uma cozedura ligeira ajuda a libertar vitamina A.

photo-1571230389215-b34a89739ef1.png

7. Iogurte 

Procure iogurtes que têm culturas vivas e activas, como o iogurte grego. Segundo a Healthline, são essas culturas que ajudam a estimular o sistema imunitário e a combater doenças. O iogurte é ainda rico em vitamina D que ajuda a regular o sistema imunitário e a fortalecer a capacidade natural do corpo reagir a várias doenças.

É claro que deve optar sempre por iogurtes naturais, sem açúcar e sem aromas. Se quiser, junte-lhes fruta natural, para lhes dar mais sabor, e...

photo-1508061235804-9436954f042f.jpg

8. ...Amêndoas 

É isso mesmo: junte umas amêndoas ao seu iogurte. As amêndoas são ricas em vitamina E que é preciosa para conseguir ter um sistema imunitário saudável. A vitamina E é mais bem absorvida se for misturada com gordura e as amêndoas conseguem ter as duas: a vitamina e também gordura natural. A Healthline garante que se comer 46 amêndoas por dia, ingere quase a totalidade da dose diária recomendada de vitamina E.

masala-4096891_1280.jpg

9. Curcuma 

Combate as inflamações, fortalece o sistema imunitário e ainda tem esta cor natural maravilhosa. Os benefícios da curcumina, o principal ingrediente activo da curcuma, são vários no entanto ela não é facilmente absorvida pelo seu organismo. A solução é juntar-lhe pimenta preta. Segundo um estudo publicado em 1998, a piperina, presente na pimenta preta, aumenta em até 2.000% a absorção da curcumina.

 

10. Chá verde 

Respire fundo, ganhe fôlego, agora diga comigo: Epigalocatequina Galato. Conseguiu? Parabéns, mas pode dizer simplesmente EGCG para simplificar. Trata-se de um poderoso antioxidante, essencial para o seu sistema imunitário, que está presente no chá verde. Além disso, o chá verde também é uma boa fonte de aminoácidos que fortificam as células T presentes no sistema imunitário.

Agora é hora de ir às compras e rechear a sua despensa de ingredientes saudáveis. Não são suficientes para o protegerem do coronavírus, mas sempre ajudam.

 

Uma óptima semana para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: unsplash

 

Comments

Popular posts from this blog

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco