Skip to main content

hoje é dia de jantar tailandês cá em casa: como fazer o melhor e mais fácil pad thai

As crianças revoltaram-se definitivamente contra os peitos de frango e os lombos de salmão cá em casa. Vou ser obrigado a variar, caso contrário acabo a jantar sozinho. Quanto mais crescem mais exigentes ficam. Alguns Mini-Misteriosos já trabalham nos intervalos do estudo, outros poupam na mesada. Tudo, dizem, para poderem jantar fora. Dizem que querem comida chinesa, tailandesa, japonesa, italiana. Onde é que já se viu tanta exigência, meu Deus?!

De qualquer maneira, hoje decidi fazer um prato digno de qualquer grande restaurante tailandês para ver se os calo. Vou preparar um delicioso pad thai, aquele fantástico petisco de rua feito à base de noodles de arroz salteados no wok. A receita é do irrepreensível site Food52 e é, por enquanto, a receita mais popular do ano no site.

Tudo o que vou precisar para fazer esta maravilha é de noodles de arroz secos, açúcar, molho de peixe, vinagre branco destilado, óleo de canola, camarão grande e descascado (também pode usar coxas de frangos cortadas em cubos), um ovo, rebentos de feijão, cebolete ou cebolinho, amendoins tostados e partidos, malagueta picada ou piripíri em pó e lima. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

f0917df7-8286-44ab-b437-e8d0d291e11f--2019-1119_pa

 

A grande vantagem deste prato é que impressiona, mas é tão fácil de fazer como uns banais peitos de frango.

Mergulhe os noodles de arroz secos em água durante 30 minutos até ficarem moles. Numa taça, misture o açúcar com o molho de peixe e o vinagre. 

Aqueça um wok vazio. Quando começar a deitar fumo, coloque o óleo de canola e depois o camarão descascado. Salteie durante um minuto. Mal começar a ficar cor-de-rosa, acrescente os noodles e o molho que misturou. Cozinhe durante mais um minuto, para a massa absorver o molho.

Puxe os noodles para o lado e parta o ovo no espaço vazio que criou. Deixe estrelar durante 20 segundos, quando a extermidade do ovo começar a estar firme, rebente-o com uma espátula e misture-o com os noodles. Retire do lume quando o ovo estiver pronto e envolva na massa os rebentos de feijão. Sirva com os amendoins tostados espalhados por cima, o cebolinho picado e o piripíri (se preferir usar malagueta, pode salteá-la picada, no início, com o óleo, antes de colocar o camarão). Termine com uma rodela de lima a acompanhar.

 

Um óptimo jantar tailandês para si onde quer que as exigências dos filhos estejam,

Ele

 

receita e foto: food52

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com