hoje é dia de jantar tailandês cá em casa: como fazer o melhor e mais fácil pad thai

As crianças revoltaram-se definitivamente contra os peitos de frango e os lombos de salmão cá em casa. Vou ser obrigado a variar, caso contrário acabo a jantar sozinho. Quanto mais crescem mais exigentes ficam. Alguns Mini-Misteriosos já trabalham nos intervalos do estudo, outros poupam na mesada. Tudo, dizem, para poderem jantar fora. Dizem que querem comida chinesa, tailandesa, japonesa, italiana. Onde é que já se viu tanta exigência, meu Deus?!

De qualquer maneira, hoje decidi fazer um prato digno de qualquer grande restaurante tailandês para ver se os calo. Vou preparar um delicioso pad thai, aquele fantástico petisco de rua feito à base de noodles de arroz salteados no wok. A receita é do irrepreensível site Food52 e é, por enquanto, a receita mais popular do ano no site.

Tudo o que vou precisar para fazer esta maravilha é de noodles de arroz secos, açúcar, molho de peixe, vinagre branco destilado, óleo de canola, camarão grande e descascado (também pode usar coxas de frangos cortadas em cubos), um ovo, rebentos de feijão, cebolete ou cebolinho, amendoins tostados e partidos, malagueta picada ou piripíri em pó e lima. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

f0917df7-8286-44ab-b437-e8d0d291e11f--2019-1119_pa

 

A grande vantagem deste prato é que impressiona, mas é tão fácil de fazer como uns banais peitos de frango.

Mergulhe os noodles de arroz secos em água durante 30 minutos até ficarem moles. Numa taça, misture o açúcar com o molho de peixe e o vinagre. 

Aqueça um wok vazio. Quando começar a deitar fumo, coloque o óleo de canola e depois o camarão descascado. Salteie durante um minuto. Mal começar a ficar cor-de-rosa, acrescente os noodles e o molho que misturou. Cozinhe durante mais um minuto, para a massa absorver o molho.

Puxe os noodles para o lado e parta o ovo no espaço vazio que criou. Deixe estrelar durante 20 segundos, quando a extermidade do ovo começar a estar firme, rebente-o com uma espátula e misture-o com os noodles. Retire do lume quando o ovo estiver pronto e envolva na massa os rebentos de feijão. Sirva com os amendoins tostados espalhados por cima, o cebolinho picado e o piripíri (se preferir usar malagueta, pode salteá-la picada, no início, com o óleo, antes de colocar o camarão). Termine com uma rodela de lima a acompanhar.

 

Um óptimo jantar tailandês para si onde quer que as exigências dos filhos estejam,

Ele

 

receita e foto: food52

 

Powered by Blogger.