Skip to main content

#fiqueemcasa: os shots de gengibre e curcuma que fortalecem o seu sistema imunitário

O meu querido Marido Mistério e eu somos muito diferentes e, se calhar, é por isso que nos damos tão bem. Apesar de gostarmos das mesmas coisas (de comer bem, de beber melhor, de jantar fora, de viajar, de ir ao cinema, de ver séries, etc.), somos o oposto em muitas outras também: Ele é um desportista, eu só me mexo obrigada; Ele lê todas as instruções de qualquer jogo ou brinquedo novo, eu tento adivinhar; Ele é uma desgraça a jogar às cartas, eu (modéstia à parte) sou ótima; Ele lê todos os artigos e todos os jornais internacionais, eu leio os 5 primeiros parágrafos e acabo a lê-los na diagonal; e, por fim, Ele é um pessimista, já eu sou o cúmulo do otimismo.

Isto para explicar que, quando o surto do coronavírus ainda nem sequer tinha chegado a Itália, já o meu querido e informado Marido Mistério tinha lido toda a literatura disponível sobre o tema. Por isso, quando inevitavelmente chegou a Portugal, toda a Família Mistério tinha passado por um rigoroso treino militar para enfrentar o bicho. Ok, ainda bem que o nosso chefe de família é um homem informado e previdente. Mas tivemos de impor as nossas próprias regras durante esta quarentena. E uma das mais importantes foi proibi-lo de mencionar mais estatísticas do coronavírus. Ou melhor, restringimos ao essencial, pode fazer um resumo ao jantar, mas mais do que isso nem pensar! Só que ontem, entre a sopa e o prato principal, brindou-nos com a descrição exaustiva de como o vírus entra no nosso organismo. Foi de tal maneira gráfico que, em vez de conseguir a nossa atenção, tivemos um ataque de riso coletivo que nos impediu de ouvir uma única das sábias palavras proferidas pelo meu querido e previdente Marido Mistério.

Ligeiramente amuado, desistiu de nos instruir, mas eu, para aligeirar o clima, sugeri que a partir de agora íamos beber todas as manhãs ao pequeno-almoço estes shots de gengibre e curcuma, que descobri no blog AlphaFoodie, para ajudar a fortalecer o sistema imunitário de toda a Família Mistério.

564b4da0707990ae0abbfbd4ade38d31.jpg

 

Os mais novos ainda torceram o nariz, mas já se sabe que a democracia cá em casa sempre funcionou muito bem: eu grito, eles obedecem. Além disso, estes shots têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a digestão.

Se também quiser fazer em sua casa, só precisa de 10 minutos e de 4 ingredientes: gengibre, curcuma, limões e pimenta preta moída. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para meio litro de sumo, espreite aqui a receita original.

Lave bem a curcuma e o gengibre. Descasque-os com um ralador de vegetais. (A autora da receita original mantém a casca, mas eu prefiro sem).

Tire o sumo da curcuma, usando uma máquina de sumos. Faça o mesmo com o gengibre. Esprema, a seguir, o sumo dos limões (sem casca).

Misture todos os sumos e tempere-os como a pimenta preta moída. A pimenta é fundamental para fazer sobressair os benefícios da curcuma.

Divida o sumo por frascos pequenos, guarde-os no frigorífico e, de manhã, distribua por toda a família.

A dose diária recomendada é entre 60 a 80 ml. Se quiser também pode acrescentar sumo de laranja a estes shots.

Não se esqueça: cuide de si e dos outros!

 

Um bom shot para si, onde quer que esteja,

Ela

 

receita e foto: alphafoodie

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com