#fiqueemcasa: os melhores bolos para fazer num dia de quarentena

Hoje foi dia de encarar a dura realidade: não sei saltar à corda. É lamentável, mas é verdade. Às 10h da manhã, já dois dos meus queridos Filhos Mistério estavam prontos e direitos para fazerem uma hora de ginástica. Dizem que não podem parar só por estarem fechados em casa por causa do novo coronavírus. É claro que eu, enquanto bom pai de família, senti-me na obrigação de os acompanhar para dar o exemplo. 

Tudo correu bem no início: fizemos uma aula de abdominais, flexões, agachamentos levantando rolos de papel higiénico do chão e colocando-os noutro sítio (prometo que não fomos nós que acabámos com o stock de papel higiénico nos supermercados) e mais uns exercícios. Até que...

...o meu querido e dilecto filho mais velho resolveu terminar com uns minutos de salto à corda (visto que não dá muito jeito correr dentro de casa). Antes de começar, pareceu-me facílimo – sim, é verdade, nunca saltei à corda na minha vida. Mas aquela coordenação entre o momento do salto e a velocidade da corda acabou comigo todo chicoteado nos pés e nas canelas. Neste momento consigo contar seis violentas vergastadas marcadas no meu corpo. Juro que não tenho qualquer simpatia pelos fétiches das 50 Sombras de Grey – é mesmo apenas a mais profunda e inultrapassável falta de jeito. 

Perante o achincalhamento familiar, saiu-me como castigo imposto por toda a Família Mistério fazer um bolo para esta tarde. E escolhi esta fantástica e facílima receita do sempre útil blog Half Baked Harvest

8c4b0a08767261316fcbc4db457f5f59.jpg

 

São uns divinais queques de chocolate, banana e gengibre (é sempre bom ter ingredientes anti-inflamatórios nesta altura) sem açúcar que só sujam uma panela e que têm uns magníficos pedaços de chocolate derretido no interior.

Tudo o que vai precisar é de bananas bem maduras e esmagadas, óleo de coco derretido, mel, ovos, extracto de baunilha, farinha (pode usar integral ou não), bicarbonato de sódio, canela, gengibre em pó, cardamomo em pó, flor de sal e chocolate preto partido em pedaços. Se quiser, pode colocar por cima dos queques uma deliciosa manteiga de mel que leva apenas manteiga, mel e flor de sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Misture as bananas esmagadas com o óleo de coco, o mel, os ovos e o extracto de baunilha. Quando estiver tudo bem ligado, junte os ingredientes secos – a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela, o gengibre, o cardamomo e o sal – até ter uma massa e envolva nela, com uma espátula, os pedaços de chocolate preto.

Divida a massa por uma forma para 12 muffins, forrada com tacinhas de papel, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 20 a 22 minutos. Se quiser fazer a manteiga, só precisa de misturar os três ingredientes.

Quando os quequer estiverem prontos, salpique-os com a manteiga de mel e delicie-se.

 

Uns óptimos queques para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.