Skip to main content

#fiqueemcasa: os melhores bolos para fazer num dia de quarentena

Hoje foi dia de encarar a dura realidade: não sei saltar à corda. É lamentável, mas é verdade. Às 10h da manhã, já dois dos meus queridos Filhos Mistério estavam prontos e direitos para fazerem uma hora de ginástica. Dizem que não podem parar só por estarem fechados em casa por causa do novo coronavírus. É claro que eu, enquanto bom pai de família, senti-me na obrigação de os acompanhar para dar o exemplo. 

Tudo correu bem no início: fizemos uma aula de abdominais, flexões, agachamentos levantando rolos de papel higiénico do chão e colocando-os noutro sítio (prometo que não fomos nós que acabámos com o stock de papel higiénico nos supermercados) e mais uns exercícios. Até que...

...o meu querido e dilecto filho mais velho resolveu terminar com uns minutos de salto à corda (visto que não dá muito jeito correr dentro de casa). Antes de começar, pareceu-me facílimo – sim, é verdade, nunca saltei à corda na minha vida. Mas aquela coordenação entre o momento do salto e a velocidade da corda acabou comigo todo chicoteado nos pés e nas canelas. Neste momento consigo contar seis violentas vergastadas marcadas no meu corpo. Juro que não tenho qualquer simpatia pelos fétiches das 50 Sombras de Grey – é mesmo apenas a mais profunda e inultrapassável falta de jeito. 

Perante o achincalhamento familiar, saiu-me como castigo imposto por toda a Família Mistério fazer um bolo para esta tarde. E escolhi esta fantástica e facílima receita do sempre útil blog Half Baked Harvest

8c4b0a08767261316fcbc4db457f5f59.jpg

 

São uns divinais queques de chocolate, banana e gengibre (é sempre bom ter ingredientes anti-inflamatórios nesta altura) sem açúcar que só sujam uma panela e que têm uns magníficos pedaços de chocolate derretido no interior.

Tudo o que vai precisar é de bananas bem maduras e esmagadas, óleo de coco derretido, mel, ovos, extracto de baunilha, farinha (pode usar integral ou não), bicarbonato de sódio, canela, gengibre em pó, cardamomo em pó, flor de sal e chocolate preto partido em pedaços. Se quiser, pode colocar por cima dos queques uma deliciosa manteiga de mel que leva apenas manteiga, mel e flor de sal. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Misture as bananas esmagadas com o óleo de coco, o mel, os ovos e o extracto de baunilha. Quando estiver tudo bem ligado, junte os ingredientes secos – a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela, o gengibre, o cardamomo e o sal – até ter uma massa e envolva nela, com uma espátula, os pedaços de chocolate preto.

Divida a massa por uma forma para 12 muffins, forrada com tacinhas de papel, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 20 a 22 minutos. Se quiser fazer a manteiga, só precisa de misturar os três ingredientes.

Quando os quequer estiverem prontos, salpique-os com a manteiga de mel e delicie-se.

 

Uns óptimos queques para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: half baked harvest

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com