#fiqueemcasa: o acompanhamento mais original para esta semana, couves-de-bruxelas enroladas em bacon estaladiço

Hoje faz 12 dias que estamos fechados em casa, com as saídas limitadas apenas a supermercados, farmácias e entregas de comida aos nossos pais. Confesso que achei que ia custar mais. Afinal, as crianças estão a aceitar lindamente a quarentena – são mesmo as primeiras a insistirem que não se pode sair de casa – e a minha querida Mulher Mistério não foi assim tão difícil de aturar durante 288 horas seguidas. Sem pausas nem interrupções. Como diz aquele meme que circula no Instagram, tenho falado com ela durante esta quarentena e afinal até é uma pessoa interessante.

Ao fim de 12 dias, resolvi ir escavar as profundezas da nossa arca congeladora, à procura dos mantimentos mais antigos que lá estão, para evitar deixar comida esquecida durante meses. E descobri, lá no fundo, umas couves-de-bruxelas congeladas que comprei há cerca de um mês. Normalmente, prefiro comprar sempre os legumes frescos, mas com a necessidade de ir ao supermercado o menor número de vezes possível, resolvi congelar estas couves-de-bruxelas.

Por isso, este vai ser o nosso acompanhamento de hoje. E, para lhes dar alguma graça, vou seguir uma fantástica receita do The Kitchn que sugere enrolá-las em bacon e levá-las ao forno – enquanto as couves-de-bruxelas cozinham, o bacon fica estaladiço. Para compor, experimente fazer um molho de queijo se tiver algum queijo azul em casa – vai ver como fica divinal.

k_Photo_Recipes_2020-03-Bacon-Wrapped-Brussels-Spr

 

Para fazer esta maravilha, vou precisar das couves-de-bruxelas, bacon e pimenta preta. Para o molho de queijo, é preciso queijo roquefort (ou outro queijo azul picante), maionese, natas azedas (eu não tenho, por isso vou usar iogurte grego), um dente de alho e sumo de limão espremido no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Comece por enrolar cada couve-de-bruxelas numa fatia de bacon. Coloque os rolinhos em cima de um tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 190 ºC, durante 30 a 35 minutos, até que as couves fiquem cozinhadas e o bacon tostado e estaladiço.

Enquanto isso, pique um dente de alho e coloque-o, numa taça com uma colher de sopa de sumo de limão. Desfaça o queijo em pedacinhos pequeninos e deite-o para a taça juntamente com quantidades iguais de maionese e iogurte grego (ou natas azedas). Tempere com flor de sal e pimenta e misture tudo muito bem.

Depois de deixar o excesso de gordura escorrer das couves-de-bruxelas, sirva-as estaladiças com o molho de queijo a acompanhar. Para prato principal, acho que vou fazer umas bochechas de bacalhau que tenho cá em casa.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que as couves-de-bruxelas estejam,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

 

Powered by Blogger.