Skip to main content

#fiqueemcasa: o acompanhamento mais original para esta semana, couves-de-bruxelas enroladas em bacon estaladiço

Hoje faz 12 dias que estamos fechados em casa, com as saídas limitadas apenas a supermercados, farmácias e entregas de comida aos nossos pais. Confesso que achei que ia custar mais. Afinal, as crianças estão a aceitar lindamente a quarentena – são mesmo as primeiras a insistirem que não se pode sair de casa – e a minha querida Mulher Mistério não foi assim tão difícil de aturar durante 288 horas seguidas. Sem pausas nem interrupções. Como diz aquele meme que circula no Instagram, tenho falado com ela durante esta quarentena e afinal até é uma pessoa interessante.

Ao fim de 12 dias, resolvi ir escavar as profundezas da nossa arca congeladora, à procura dos mantimentos mais antigos que lá estão, para evitar deixar comida esquecida durante meses. E descobri, lá no fundo, umas couves-de-bruxelas congeladas que comprei há cerca de um mês. Normalmente, prefiro comprar sempre os legumes frescos, mas com a necessidade de ir ao supermercado o menor número de vezes possível, resolvi congelar estas couves-de-bruxelas.

Por isso, este vai ser o nosso acompanhamento de hoje. E, para lhes dar alguma graça, vou seguir uma fantástica receita do The Kitchn que sugere enrolá-las em bacon e levá-las ao forno – enquanto as couves-de-bruxelas cozinham, o bacon fica estaladiço. Para compor, experimente fazer um molho de queijo se tiver algum queijo azul em casa – vai ver como fica divinal.

k_Photo_Recipes_2020-03-Bacon-Wrapped-Brussels-Spr

 

Para fazer esta maravilha, vou precisar das couves-de-bruxelas, bacon e pimenta preta. Para o molho de queijo, é preciso queijo roquefort (ou outro queijo azul picante), maionese, natas azedas (eu não tenho, por isso vou usar iogurte grego), um dente de alho e sumo de limão espremido no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Comece por enrolar cada couve-de-bruxelas numa fatia de bacon. Coloque os rolinhos em cima de um tabuleiro, forrado com uma folha de papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 190 ºC, durante 30 a 35 minutos, até que as couves fiquem cozinhadas e o bacon tostado e estaladiço.

Enquanto isso, pique um dente de alho e coloque-o, numa taça com uma colher de sopa de sumo de limão. Desfaça o queijo em pedacinhos pequeninos e deite-o para a taça juntamente com quantidades iguais de maionese e iogurte grego (ou natas azedas). Tempere com flor de sal e pimenta e misture tudo muito bem.

Depois de deixar o excesso de gordura escorrer das couves-de-bruxelas, sirva-as estaladiças com o molho de queijo a acompanhar. Para prato principal, acho que vou fazer umas bochechas de bacalhau que tenho cá em casa.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que as couves-de-bruxelas estejam,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com