Skip to main content

#fiqueemcasa e faça estes deliciosos crepes de aveia para animar o seu domingo

É incrível como estes tempos revelam o melhor e o pior do ser humano. É nestas alturas que surgem heróis como os médicos e enfermeiros que fazem turnos consecutivos a tentar salvar vidas, numa luta desesperante contra o tempo e a falta de recursos, ou o caso extraordinário do português João Nascimento, um estudante em Harvard que criou o Project Open Air, uma plataforma online para produzir ventiladores em tempo record e já conta com 500 especialistas de Harvard, Stanford, MIT e de todo o mundo.

Mas, infelizmente, também fazemos a triagem à estupidez, à falta de civismo e de responsabilidade social, como os irresponsáveis que foram para o Cais do Sodré beber copos e colocar a vida dos outros em risco. Mesmo os velhinhos que continuam nos cafés a jogar dominó deviam ser mais conscientes e perceber que este vírus é extremamente perigoso, sobretudo para eles. Palavra de honra que me espanta. A começar na minha própria família: ontem dei por mim a ouvir um dos nossos filhos dar um arraso à minha mãe ao telemóvel porque estava a ponderar sair para ir ao cabeleireiro! O que vale é que a minha dileta progenitora ouve mais os netos do que a própria filha!

Por falar nisso, em ontem foi uma estafadeira. Nem consegui ver uma série. É de loucos! Passámos o dia agarrados ao House Party, parecíamos adolescentes: jogámos jogos, falámos com amigos em quarentena do outro lado do mundo, invadimos grupos de conversa, enfim, foi de tal ordem que os nossos filhos já não nos podiam ouvir. Ontem eram eles que reviravam os olhos! Mas a verdade é que teve um efeito absolutamente surpreendente: para fugir aos meus decibéis enquanto tentava descobrir o que raio os meus irmãos estavam a desenhar, esconderam-se no quarto e… quando dei por eles, estavam a estudar!

Vegan-Oat-Crepes-with-Roasted-Peaches-2.jpg

 

Hoje, os planos são uma aula de ginástica ao ar livre e organizar e distribuir tarefas para a próxima semana. Mas antes o pequeno-almoço: o meu querido Marido Mistério já pôs o avental para fazer estes deliciosos crepes que descobri no blog Wife Mama Foodie. São sem glúten e sem açúcar.

Ele vai precisar de flocos de aveia, farinha de arroz, óleo de abacate (ou qualquer outra gordura vegetal), um ovo, xarope de ácer, uma pitada de sal, leite à escolha, nectarinas tostadas (no forno, durante 20 a 25 minutos, com xarope de ácer, óleo de coco e canela) e chantilly de coco.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 crepes, espreite aqui a receita original.

Comece por colocar os flocos de aveia, a farinha de arroz, o óleo de abacate, o ovo, o xarope de ácer, a pitada de sal e o leite no liquidificador até obter um creme macio. Não se esqueça: a massa dos crepes deve ser mais fina e líquida do que a massa das panquecas. Deixe a massa assentar durante alguns minutos enquanto aquece a frigideira com um fio de óleo de abacate. Despeje um pouco da massa dos crepes e agite a frigideira de forma a criar um crepe fininho. Deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos, depois vire o crepe com cuidado para acabar de cozinhar do outro lado. Retire o crepe para um prato e repita o processo até acabar a massa.

Disponha os crepes numa travessa e ponha por cima as nectarinas tostadas (ou outra fruta qualquer) e chantilly de coco (se não estiver de dieta, basicamente só tem de bater creme de coco com adoçante, é muito fácil).

 

Um ótimo domingo para si, onde quer que esteja em sua casa,

Ela

 

receita e foto: wife mama foodie

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com