Skip to main content

#fiqueemcasa: como queimar o máximo de calorias possível com cada uma das tarefas domésticas

É o exercício mais útil de todos: além de manter a forma, ainda limpa a casa. E tem sido um dos nossos workouts diários durante esta quarentena. Só ontem, depois de 1h11m de intensíssima aspiração da casa, queimei 423 calorias. Não se convença de que isto é sempre assim porque eu levo o acto de aspirar a casa como se fosse um programa de PT no ginásio: arrasto móveis, transporto cadeiras de um lado para o outro, até me deito no chão para conseguir chegar aos recantos mais remotos desta casa.

Nem sempre consegue queimar tantas calorias a aspirar como eu, mas os números podem ser animadores. Especialmente se juntar alguns pequenos exercícios às várias tarefas domésticas. O site Verywell Fit preparou uma lista de quantas calorias queima uma pessoa de 68 kg com as várias tarefas domésticas básicas, num ritmo normal. E sugere algumas dicas de pequenas posições que pode acrescentar enquanto limpa – e assim conseguir queimar muito mais e transformar-se num verdadeiro Nilton Bala. Vai ver que nunca queimou tanta gordura como nesta quarentena.

dan-gold-aJN-jjFLyCU-unsplash.jpg

 

Subir escadas carregando entre 500 g e 6 kg 

Calorias queimadas 6 calorias por minuto

Como queimar mais calorias? Ao subir os degraus, dobre a perna de trás até que a perna da frente fique num ângulo de 90 graus, intensificando o esforço e recriando os lunges que fazia no ginásio.

Que músculos vai trabalhar? Se tiver um cesto de roupa suja ou lavada, não hesite em levá-lo várias vezes pelas escadas. Este é dos exercícios mais exigentes e completos que pode fazer enquanto arruma e limpa a casa. Com o peso que carregar à frente, vai trabalhar os músculos do tronco (abdominais incluídos) e dos ombros. Além disso, vai trabalhar os músculos das pernas, especialmente da parte de trás das pernas e dos glúteos.

kid-2586010_1920.jpg

Aspirar a casa ou lavar o chão com uma esfregona 

Calorias queimadas 4 calorias por minuto

Como queimar mais calorias? Flicta as duas pernas de cada vez que empurra o aspirador para a frente, assim como o miúdo da foto, e estique-as de cada vez que o puxa para trás.

Que músuculos vai trabalhar? A maioria dos músculos das pernas. Também usa um poouco dos abdominais ao fazer o movimento de flexão das pernas.

GettyImages-169270362-587e6b045f9b584db323e7d3.jpg

Esfregar ou lavar balcões e mesas 

Calorias queimadas 4 calorias por minuto

Como queimar mais calorias? Procure colocar-se em bicos dos pés sempre que está a esfregar. Quando precisar de descansar, apoie os pés normalmente, mas levante uma das pernas esticada para o lado ficando apoiada apenas na outra.

Que músculos vai trabalhar? Em bicos dos pés, vai trabalhar os gémeos. Ao levantar uma perna para o lado, trabalha os glúteos.

photo-1584792286782-a5dc95dc2250.jpg

Limpar o pó do chão ou de superfícies baixas 

Calorias queimadas 4 calorias por minuto

Como queimar mais calorias? Primeiro conselho: este é um trabalho para fazer de gatas. E nada de se sentar em cima dos calcanhares para descansar uns segundos. Enquanto limpa, vá fazendo o exercício de ioga do gato, enrolando as costas para cima e para baixo. Procure também ir alternando a mão que usa o pano do pó e, se quiser um exercício ainda mais exigente, estique a perna contrária cada vez que estica um braço para limpar, tentando recriar este exercício.

Que músculos vai trabalhar? Os músculos abdominais e dorsais. Se esticar também a perna, estará também a trabalhar os músculos do rabo.

taisiia-shestopal-hqp_8ViHl4E-unsplash.jpg

Fazer a cama 

Calorias queimadas 2 calorias por minuto

Como queimar mais calorias? Dobre uma perna a 90 graus enquanto estica a outra para o lado, fazendo um side lunge, ao entalar os lençóis. Ao arrumar as almofadas e esticar os lençóis e os endredons, procure recriar a posição de guerreiro, do ioga, com os braços esticados para a frente e uma das pernas esticada para trás.

Que músculos vai trabalhar? Os side lunges vão trabalhar a maioria dos músculos da cintura para baixo, em especial os adutores e os abdutores, nas coxas. A posição de guerreiro vai trabalhar as pernas, as costas e os abdominais. 

Agora é começar a limpar – para exercitar.

 

Uma óptima limpeza para si onde quer que o seu PT esteja,

Ele

 

fotos: dan gold, jan kopřiva e taisiia shestopal / unsplashverywell fitstocksnap / pixabay 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com