Skip to main content

#fiqueemcasa: como aproveitar ao máximo o espaço do seu frigorífico durante a quarentena do coronavírus

Normalmente, o nosso frigorífico já é um verdadeiro caos, com montanhas de comida empilhada desordenadamente e restos em tupperwares a ocuparem espaço a mais. Raramente consigo ter um frigorífico arrumado e ordenado. Com a casa cheia de crianças, fico doente com as prateleiras desarrumadas e o espaço desperdiçado. Então, quando se estraga comida porque os nossos queridos Filhos Mistério se esquecem de que estava comida mais antiga lá atrás, fico em estado de sítio.

IMG_8410.jpg

O problema é que, nesta fase de quarentena, em que estamos todos literalmente fechados em casa por causa do novo coronavírus, planeei apenas uma ida ao supermercado a cada 15 dias (não se esqueça de que, quanto menos sair de casa, menos hipóteses dá ao vírus de se espalhar – e isso é fundamental para não deixar que os hospitais entrem em colapso provocando mais mortes no país), o que significa que preciso de aproveitar todos os milímetros quadrados livres do meu Frigorífico Mistério.

Felizmente, o site Buzzfeed preparou um guia com os melhores conselhos para aproveitar ao máximo o espaço disponível no seu frigorífico. E algumas das dicas são verdadeiramente surpreendentes.

 

Prenda as garrafas no tecto do frigorífico... 

k_archive_ecf471d2f24653a09abd7400de5cf0d576aaf483

Está a ver aquelas prateleiras altíssimas do frigorífico, onde nós acabamos por empilhar uma série de coisas e depois nunca conseguimos saber o que está em baixo e no meio? Pois bem, o Buzzfeed tem a solução ideal. Compre estes ímanes na Amazon, que vêm com um adesivo ultra-resistente para colar ao tecto do frigorífico. A ideia é prender as suas garrafas no tecto, colando as caricas aos ímanes. Assim, deixa espaço junto à prateleira para guardar outras coisas.

 

...e os tupperwares nas paredes 

Magnetic-plastic-containers.jpg

Outra fabulosa solução para usar estes ímanes super-potentes que prendem até 6 kg de peso é colá-los na base dos seus tupperwares. Assim pode arrumá-los facilmente na porta ou nas paredes de lado do frigorífico.

 

Arrume a comida em caixas transparentes 

IMG_3479-2.jpg

Não se limite a usar as duas gavetas que normalmente vêm com os frigoríficos para guardar os vegetais. Na Amazon, também pode comprar várias gavetas transparentes de diferentes tamanhos, para deixar a sua comida arrumada por temas: lacticínios, vegetais, sumos, bebidas, frutas, carnes, peixes, etc. Assim, consegue mais espaço nos seu frigorífico e sabe logo tudo o que tem disponível. Para facilitar a sua vida, compre sempre caixas transparentes, para ver facilmente o que têm no interior, e escreva o tema de cada caixa do lado de fora para se organizar.

 

Organize-se com prateleiras e gavetas extra 

sub-buzz-1821-1582838164-9.jpg

sub-buzz-1779-1582839562-8.jpg

Uma boa alternativa às caixas são as prateleiras, que evitam colocar os alimentos uns em cima dos outros, provocando sempre uma avalanche de comida de cada vez que tiramos o alimento de baixo. Também pode optar por gavetas que se prendem ao topo das prateleiras que vêm originalmente com os frigoríficos: são úteis para guardar ovos sem se partirtem, fiambres, presuntos, queijos e outros alimentos fininhos.

 

Coloque todos os alimentos no fim do prazo de validade numa caixa 

Bewaar-bakje.jpg

Esta é essencial! Todos os alimentos que estiverem a chegar ao fim do seu prazo de validade vão para dentro da mesma caixa. E arrume-a logo à frente para nunca se esquecer do que tem de comer com urgência. Pode ser que, com isto, evite deixar comida estragar-se.

 

Guarde as latas dentro de um organizador 

81WvQb9hk5L.jpg

Estou fã deste acessório. Coloca todas as latas empilhadas lá dentro, e depois vai tirando uma a uma. Assim não cai nada à sua volta de cada vez que tira uma lata e consegue ainda guardar outros ingredientes por cima.

 

Prenda as latas e as garrafas com molas de orelhas 

Koelkast-inhoud.jpg

Se não quiser gastar dinheiro, há outra boa solução mais caseira para evitar que as pilhas de latas e garrafas desmoronem: prenda aquelas molas de orelhas pretas aos arames das prateleiras para evitar que as latas e as garrafas rolem para os lados.

 

Prenda os sacos com molas ao topo das prateleiras 

Vriezer-rek.jpg

Outra utilidade perfeita para as molas de orelhas. Em vez de empilhar os sacos das saladas uns em cima dos outros, prenda-os com molas às prateleiras de cima. Assim cria espaço para gauardar outras coisas em baixo.

 

Use as caixas de ovos como bases para os molhos 

Captura de ecrã 2020-03-17, às 16.33.51.png

Confesso que esta é a minha preferida. Em vez de estar sempre a chocalhar os frascos dos molhos para aproveitar até à última gota, guarde-os logo de cabeça para baixo. E a melhor maneira de os manter direitos, sem caírem, é usar as caixas velhas dos ovos como base. 

Depois de seguir estas dicas, veja aqui como organizar o seu frigorífico conservando a comida durante mais tempo. Sim, é verdade, há uma ciência sobre em que prateleira guardar cada alimento.

 

Uma óptima quarentena para si onde quer que o seu frigorífico esteja,

Ele

 

fotos: buzzfeed

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com