Skip to main content

#fiqueemcasa com um jantar fácil e delicioso: tarte de massa filo estaladiça com brócolos e queijo feta

Mais uma investida às profundezas do nosso congelador para desenterrar uns velhinhos brócolos que já cá estavam há quase um mês. Na verdade, não são os brócolos tradicionais. São aqueles mini-brócolos que dão pelo exótico nome de bimi. Eu adoro porque se pode comer tudo e basta salteá-los sem lhes dar uma cozedura prévia. As cabeças são mais compridas e menos redondas e o caule é muito mais fininho, parecendo quase o pé de um espargo.

Hoje vou fazer um jantar vegetariano: uma tarte de massa filo estaladiça (se não tiver em casa, faça uma base de tarte normal) com queijo feta e estes mini-brócolos. A receita é do espectacular blog Top With Cinnamon e fica pronta num instante.

Tudo o que vou precisar é de massa filo, mini-brócolos (ou brócolos grandes cortados em pequenos pedacinhos), queijo ricotta, molho pesto, tomilho, raspas de limão, queijo feta em pedaços e sementes de sésamo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Filo-Tart-with-Broccoli-Ricotta-6-735x1103.jpg

 

Foque-se só na facilidade desta maravilha. Forre um tabuleiro com papel vegetal pincelado com azeite. Coloque duas folhas de massa filo, pinceladas com azeite, de forma a criar um rectângulo, ligeiramente sobrepostas no centro. Repita sobrepondo da mesma forma as restantes folhas. Deixe apenas duas folhas de massa filo de parte – corte-as em pedacinhos e embrulhe-as em bolinhas.

Misture agora, numa taça, o queijo ricotta com o molho pesto, as raspas de limão e o tomilho. Junte os ovos e misture até ficar tudo bem ligado. Espalhe este creme por cima da massa filo, deixando cerca de 2 cm livres nas bordas. Coloque os brócolos por cima do creme de ricotta e o crumble de queijo feta no topo. Dobre agora ligeiramente as bordas da massa para dentro e espalhe à volta as bolinhas de massa filo que separou.

Salpique o topo com um fio de azeite, polvilhe com as sementes de sésamo e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 25 a 30 minutos, até a massa ficar estaladiça e os brócolos tostados. Hmmm... já estou a imaginar esta maravilha a estalar na minha boca a cada dentada.

 

Uma óptima quarentena para si onde quer que o queijo feta esteja,

Ele

 

receita e foto: top with cinnamon

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com