Skip to main content

coronavírus: como parar de mexer na cara com a sua mão

É provavelmente a forma mais comum de contágio do novo vírus. Pense só nisto: basta abrir uma porta anteriormente aberta por um doente infectado com o Covid-19 para passar o vírus para a sua mão (ele sobrevive pelo menos durante 9 horas em superfícies planas). Para ele entrar no seu corpo só precisa de tocar com a mão nos olhos, na boca ou no nariz. É por isso que os dois principais cuidados a ter para evitar apanhar o vírus é lavar bem e constantemente as suas mãos e não tocar com as mãos na cara.

O problema é a quantidade de vezes que tocamos com a mão na cara sem sequer nos apercebermos. É instintivo e quase automático. Alguns estudos indicam que mexemos com a mão na cara entre 15 e 23 vezes por hora ao longo de um dia. 

A minha querida Mulher Mistério, por exemplo, passa o dia a coçar os olhos e um dos nossos Mini-Misteriosos tem a mania de roer as unhas. Foi por isso que me dediquei a procurar as melhores formas de acabar com esse péssimo hábito de mexer com as mãos na cara. Como, na maior parte das vezes, nem nos apercebemos de que o estamos a fazer, nada como adoptar estas dicas dadas pelo jornal americano New York Times.

benh-shutterstock_tjdt.jpg

 

Ande sempre com uma caixa de lenços de papel 

Não custa nada ter um pacote de lenços no bolso e uma caixa de Kleenex no carro, no escritório e em casa. Cada vez que lhe der uma comichão na cara ou lhe apetecer coçar o nariz, pegue num lenço em vez de o fazer com os dedos. Mesmo que queira só ajeitar os óculos, não custa nada fázê-lo com um lenço de papel. Depois deite-o fora.

Mesmo espirrar deve ser feito para um lenço de papel que deve deitar logo para o lixo. Só no caso de não ter lenços à mão é que deve optar por espirrar para o braço em vez de o fazer para a sua mão. Quanto mais mantiver as mãos limpas e afastadas da sua cara, mais seguro.

merlin_135447882_3787347d-de7c-4337-a5bd-54e2e221c

Use gotas para os olhos 

O primeiro passo a tomar é perceber o que é que o leva a mexer na cara. Segundo a médica americana Vanessa Raabe, contactada pelo New York Times, assim que conseguir perceber quais são as causas, é mais fácil evitar o mau hábito. 

Por exemplo, no caso da minha querida Mulher Mistério, coçar os olhos é claramente uma das principais causas. Se andar sempre com um frasco de lágrimas consigo, cada vez que sentir comichão nos olhos coloque umas gotas para os hidratar em vez de os coçar. Vai ver que lhe passa a vontade e evita levar a mão à cara.

Outro conselho é colocar post-its em casa e no seu computador a lembrar para não levar as mãos à cara. Como é um movimento instintivo, convém lembrar-se de não o fazer.

04xp-facetouch-jumbo.jpg

Mantenha as mãos ocupadas  

Segundo os médicos ouvidos pelo New York Times, é uma das melhores formas de evitar um hábito instintivo. Quando não estiver a fazer nada com as mãos, experimente pegar numa bola anti-stress. Ao manter as suas mãos ocupadas a apertar a bola, terá menos tendência de as levar à cara. Depois desinfecte a bola regularmente.

Se não tiver uma bola anti-stress, pode também lavar as mãos ou usar um creme com um cheiro forte. Isso pode fazê-lo despertar quando aproxima as mãos da cara e, ao sentir o odor, evitar tocar.

Eu sei que não é fácil acabar com hábitos que tem há anos e anos, mas tente. Eu, por exemplo, enquanto escrevi este texto, tive a tentação de mexer na cara pelo menos 5 vezes. Apesar de não devermos entrar em pânico, há cuidados fundamentais para evitarmos a propagação do vírus. Além disso, tudo isto é muito mais higiénico.

 

Uma óptima semana para si onde quer que o vírus esteja,

Ele

 

fotos: d.r.;new york times

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com