Skip to main content

4 dicas práticas para preparar a sua casa para uma pandemia do coronavírus

Lamentamos, mas a solução não é encher a despensa com grades de cerveja Corona. Apesar de 38% dos americanos inquiridos numa pequena sondagem acreditarem que a cerveja Corona está relacionada com o coronavírus, os dois não têm nada a ver um com o outro.

No entanto, existem várias medidas de precaução que pode tomar em casa, nesta fase de propagação, sem entrar em alarmismos desnecessários. Estas são as principais recomendações para seguir na cozinha, na despensa e no supermercado.

eddie-howell-mYh6bjPZvrs-unsplash.jpg

 

1. Faça compras de alimentos e líquidos para duas semanas 

Não vale a pena correr para o supermercado e voltar com 40 latas de atum debaixo do braço para alimentar a sua família durante um mês e meio. Durante esta fase de eventual pandemia, o Departamento de Segurança Interna do governo americano já colocou no seu site as recomendações claras para as pessoas se prepararem para um cenário pior.

Uma delas é fazer compras de alimentos e de água suficientes para duas semanas. Não vale a pena mais. Duas semanas é o suficiente para uma eventual quarentena e para o prevenir contra o encerramento pontual de algumas lojas ou para uma possível redução no fornecimento de alimentos. Além disso, poupa-lhe idas ao supermercado e evita a sua presença em locais com muita gente, o que o defende de eventuais contágios. Mais: comprar embalagens maiores de comida até reduz o desperdício de plástico, o que ajuda o meio ambiente. No fundo, é tudo bom.

mika-sDMiF-0r9pM-unsplash.jpg

2. Que alimentos comprar em grandes quantidades? 

O sempre útil site Food52 fez-nos o trabalho de casa e preparou uma lista dos alimentos que deve ter sempre em casa para se precaver para uma pandemia. Nós acrescentámos outros. Aqui está a nossa lista de ingredientes para comprar em quantidades suficientes para duas semanas:

  • Tomate em lata ou em frasco. Seja polpa de tomate, tomate pelado, em pedaços ou inteiro, o importante é que esteja em conserva e aguente algum tempo na sua despensa.
  • Produtos lácteos: pacotes de leite, iogurtes, kefir, queijos curados e outros costumam ter prazos de validade relativamente extensos que permitem o armazenamente durante duas semanas sem se estragarem.
  • Frutos secos como cajus, amêndoas, nozes ou macadâmias aguentam bem e alimentam bastante. Mas também pode comprar frutas desidratadas. Além de, hoje em dia, já ter uma óptima oferta – que vai de maçãs a ananás, a pêra ou até a manga –, as frutas desidratadas têm um prazo de validade muito mais alargado.
  • Arroz, massas, trigo, aveia, quinoa, cuscuz e sementes são sempre boas e duradouras opções para ter por perto.
  • Grão, feijão ou lentilhas de frasco ou de lata também são opções práticas. 
  • Se vai comprar quantidades suficientes para duas semanas, é melhor evitar legumes frescos e optar por congelados: espinafres, ervilhas, brócolos ou cenouras são ricos em vitaminas, o que o ajuda a manter-se saudável, e podem ficar guardados no congelador durante as duas semanas recomendadas.
  • Batata, batata doce, abóbora, cebola e alho (especialmente o alho que é anti-inflamatório e bom para combater vírus) também aguentam bem durante 15 dias em casa.  
  • Peixe e carne. Se tiver espaço no congelador, compre peixe e carne para duas semanas.
  • Azeite, óleo, vinagre, ervas secas e outros ingredientes essenciais para cozinhar no dia-a-dia.
  • Chás. Um chá bem quente com mel sempre fez bem à sua saúde. Abasteça a despensa dos dois para o caso de precisar. Segundo o Departamento de Segurança Interna americano, beber muitos líquidos e ter uma alimentação nutritiva ajudam no combate e prevenção de doenças. 

daria-volkova-BMnX7L9G5xc-unsplash.jpg

3. Congele caldos de legumes 

Os caldos de legumes e de carne são ricos em nutrientes e ajudam a hidratar o seu corpo. Além disso, suavizam os sintomas de problemas respiratórios. Para se precaver para uma eventual pandemia, prepare os caldos de legumes e de carne em casa – com legumes frescos, claro – e congele-os até precisar deles. Basta colocá-los em tupperwares e guardá-los no congelador. Aguentam meses sem se estragar.

jason-leung-jWU9FpLW7fI-unsplash.jpg

4. Compre detergentes, sabonetes e remédios suficientes 

Um conselho claro do Departamento de Segurança Interna do Governo americano é guardar em casa uma remessa de medicamentos. Primeiro, avie as receitas daqueles medicamentos de que precisa regularmente e que são prescritos pelo seu médico. Depois tenha sempre em casa analgésicos, antigripais, remédios para a tosse e para o estômago e suplementos de vitaminas. 

Mas há mais: numa fase de eventual pandemia a limpeza e higiene é fundamental para prevenir o contágio do vírus. Confirme as quantidades de sabonetes, detergentes para a loiça e desinfectantes que tem em casa e abasteça-se em quantidades suficientes para os próximos meses. Pode mesmo comprar pequenas garrafinhas de desinfectante para as mãos, para o caso de não encontrar uma casa-de-banho para as lavar com frequência.

Mas, mais importante do que tudo isto, é seguir as recomendações das autoridades de saúde: lave as mãos com frequência e por, pelo menos, 20 segundos, evite mexer com as mãos nos olhos, boca e nariz, fique em casa caso tenha sintomas e contacte logo a linha Saúde24

 

Boas compras para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: jason leung; daria volkova; mika; eddie howell / unsplash

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com