o significado da receita que bong joon-ho criou para o filme parasitas (e como fazê-la em casa)

É uma das cenas mais fascinantes e menos compreendidas de Parasitas, o filme que acabou de ganhar um dos Óscares mais marcantes da História do cinema.

Depois de sair de casa para umas mini-férias de campismo, a família Park é obrigada a voltar para trás por causa de um dilúvio. É então que a mãe liga para a empregada a pedir-lhe para fazer o jantar em poucos minutos. O jantar pedido é jjapaguri, um prato típico coreano que junta ramen com udon e cujo nome não tem tradução para língua estrangeira.

(Na versão do filme transmitida em todo o mundo ocidental, o jjapaguri aparece nas legendas como ram-don, uma palavra inventada pelo tradutor Darcy Paquet que, depois de ter visto o filme sete vezes para o conseguir traduzir com todas as suas nuances, achou que um acrónimo criado a partir das massas "ramen" e "udon" seria mais simples de compreender pelo mundo ocidental.)

1_K424eljlHPgMsMMfjA5mzg.jpeg

jjapaguri é um prato popular na Coreia do Sul e barato, o que o torna transversal a toda a sociedade. Basicamente trata-se da combinação de um ramen instantâneo com sabor a carne de vaca, cebola e cenoura, com uma massa udon, também instantânea, com sabor a marisco picante. 

A nuance apresentada no filme Parasitas é que a mãe da família rica pede à empregada, não só para fazer o jantar em poucos minutos, mas também para lhe acrescentar hanu, uma carne de vaca caríssima considerada a wagyu coreana. O que o realizador Bong Joon-ho quis mostrar com esta cena é que nem um prato ultra-popular a família Park conseguia comer como qualquer outra família pobre coreana, tendo de lhe acrescentar uma carne premium que custa duas ou três vezes mais do que a carne importada vendida num supermercado.

É claro que, perante tanta coisa, eu não podia deixar de experimentar esta maravilha que levou a empregada da família a fazer a receita mais rápida da sua vida. E que ficou com um aspecto delicioso. Por isso, recorri à versão publicada no blog Korean Bapsang.

DSC8462-2-e1580958314491.jpg

 

Ingredientes 

  • 1 pacote de ramen instantâneo com sabor a carne de vaca (como este da marca Nongshim)
  • 1 pacote de udon instantâneo com sabor a marisco picante (como este da marca Nongshim)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 bife wagyu ou outra carne premium com cerca de 230 g
  • Sal e pimenta

 

Coloque cerca de um litro de água a ferver. Enquanto isso, corte o bife em cubos e tempere-o com sal e pimenta. Salteie o bife numa frigideira com o azeite até ficar no ponto.

Quando a água estiver a ferver, coloque o ramen e o udon e deixe cozer durante cerca de três minutos. Escorra a massa e guarde cerca de 250 ml da água onde a cozeu.

Volte a colocar a massa na panela, em lume brando, com o molho do ramen instantâneo, metade do molho do udon instantâneo e a água da cozedura que guardou de parte. Mexa durante cerca de um minuto até estar tudo bem envolvido no molho. Misture a carne e sirva.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que os parasitas estejam,

Ele

 

fotos: parasitas; korean bapsang

 

Powered by Blogger.