Skip to main content

o significado da receita que bong joon-ho criou para o filme parasitas (e como fazê-la em casa)

É uma das cenas mais fascinantes e menos compreendidas de Parasitas, o filme que acabou de ganhar um dos Óscares mais marcantes da História do cinema.

Depois de sair de casa para umas mini-férias de campismo, a família Park é obrigada a voltar para trás por causa de um dilúvio. É então que a mãe liga para a empregada a pedir-lhe para fazer o jantar em poucos minutos. O jantar pedido é jjapaguri, um prato típico coreano que junta ramen com udon e cujo nome não tem tradução para língua estrangeira.

(Na versão do filme transmitida em todo o mundo ocidental, o jjapaguri aparece nas legendas como ram-don, uma palavra inventada pelo tradutor Darcy Paquet que, depois de ter visto o filme sete vezes para o conseguir traduzir com todas as suas nuances, achou que um acrónimo criado a partir das massas "ramen" e "udon" seria mais simples de compreender pelo mundo ocidental.)

1_K424eljlHPgMsMMfjA5mzg.jpeg

jjapaguri é um prato popular na Coreia do Sul e barato, o que o torna transversal a toda a sociedade. Basicamente trata-se da combinação de um ramen instantâneo com sabor a carne de vaca, cebola e cenoura, com uma massa udon, também instantânea, com sabor a marisco picante. 

A nuance apresentada no filme Parasitas é que a mãe da família rica pede à empregada, não só para fazer o jantar em poucos minutos, mas também para lhe acrescentar hanu, uma carne de vaca caríssima considerada a wagyu coreana. O que o realizador Bong Joon-ho quis mostrar com esta cena é que nem um prato ultra-popular a família Park conseguia comer como qualquer outra família pobre coreana, tendo de lhe acrescentar uma carne premium que custa duas ou três vezes mais do que a carne importada vendida num supermercado.

É claro que, perante tanta coisa, eu não podia deixar de experimentar esta maravilha que levou a empregada da família a fazer a receita mais rápida da sua vida. E que ficou com um aspecto delicioso. Por isso, recorri à versão publicada no blog Korean Bapsang.

DSC8462-2-e1580958314491.jpg

 

Ingredientes 

  • 1 pacote de ramen instantâneo com sabor a carne de vaca (como este da marca Nongshim)
  • 1 pacote de udon instantâneo com sabor a marisco picante (como este da marca Nongshim)
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 bife wagyu ou outra carne premium com cerca de 230 g
  • Sal e pimenta

 

Coloque cerca de um litro de água a ferver. Enquanto isso, corte o bife em cubos e tempere-o com sal e pimenta. Salteie o bife numa frigideira com o azeite até ficar no ponto.

Quando a água estiver a ferver, coloque o ramen e o udon e deixe cozer durante cerca de três minutos. Escorra a massa e guarde cerca de 250 ml da água onde a cozeu.

Volte a colocar a massa na panela, em lume brando, com o molho do ramen instantâneo, metade do molho do udon instantâneo e a água da cozedura que guardou de parte. Mexa durante cerca de um minuto até estar tudo bem envolvido no molho. Misture a carne e sirva.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que os parasitas estejam,

Ele

 

fotos: parasitas; korean bapsang

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com