Skip to main content

como fazer uma divinal sopa de cogumelos com apenas 3 ingredientes

Na verdade, não é bem uma sopa. É mais um creme suave e macio, daqueles que nos deixam a boca a aguar como se fosse a piscina municipal de Celorico de Basto.

Além da suavidade aveludada, esta fabulosa sopa, do fantástico site Food52, tem outra enorme vantagem: só leva três ingredientes – cogumelos (shitake desidratados e cremini frescos e laminados), manteiga sem sal e natas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

eeb80cad-8a30-40e5-bdb3-36704bdb50b9--2019-1119_cr

 

O primeiro passo é hidratar os cogumelos shitake – é, nesse processo, que vai fazer o seu caldo de cogumelos para usar na receita. Coloque os cogumelos shitake, mergulhados em 720 ml de água, numa panela e ligue o lume no máximo. Assim que levantar fervura, deixe cozinhar durante cinco minutos. Desligue o lume e deixe os cogumelos assentarem.

Noutra panela, derreta a manteiga, em lume médio. Acrescente os cogumelos cremini laminados e deixe-os cozinhar, sem mexer, até ficarem tostados e agarrados ao fundo da panela (é normal que os cogumelos libertem água, mas esta acabará por evaporar). Tempere com sal e pimenta e mexa-os. Retire alguns para usar mais tarde como topping da sopa. Aos restantes, adicione as natas e mexa, enquanto raspa o fundo da panela com a colher de pau. Deixe ferver, em lume brando, até as natas começarem a ficar de uma cor achocolatada.

Coloque as natas e os cogumelos num robô de cozinha (ou num liquidificador grande). Adicione os shitake e o caldo onde estes foram hidratados, deixando de fora apenas as partículas castanhas que se acumularam no fundo da panela. Bata tudo muito bem até ficar com este aspecto aveludado. Se preferir a sopa mais líquida, junte-lhe um pouco de água.

Ajuste os temperos e sirva com os cogumelos laminados que deixou de parte espalhados pelo topo.

 

Uma óptima sopa para si onde quer que os cogumelos estejam,

Ele

 

receita e foto: food52

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com