Polvo com batatas "a murro" e couve portuguesa



Ingredientes para 4 pessoas:


- 1 polvo congelado com cerca de 1,5kg
- 1 couve portuguesa
- 800g de batata branca (usei para assar)
- 3 dentes de alho laminados
- sal grosso q.b.
- pimenta preta móida q.b.
- azeite q.b.
- coentros frescos picados q.b.

Preparação:

Cozer o polvo na panela de pressão, ainda congelado e com pouca água. Deixar cozer cerca de 15 minutos depois de levantar fervura, e baixar um pouco o lume. Depois de sair a pressão da panela, abrir a tampa cuidadosamente e verificar se está tenro. Deixar arrefecer um pouco dentro da água. Retirar, escorrer e cortar aos pedaços. (aproveitar o caldo para outra receita).


Cozer a couve com as folhas inteiras em água a ferver e temperada de sal, e sem tapar a panela (ajuda a que fiquem bem verdinhas). Escorrer e reservar.



Cozer as batatas inteiras e com casca em água temperada de sal. Escorrer, deixar arrefecer um pouco e dar um "murro" a cada uma.


Numa travessa grande dispor as batatas à volta, intercalando com as folhas de couve enroladas e no meio o polvo. Retificar o sal se necessário, temperar de pimenta preta e distribuir os alhos pelo polvo. Regar tudo com um bom fio de azeite.


Levar ao forno pré-aquecido a 180º, até aquecer e dourar. Servir quente e polvilhado com coentros frescos a gosto. Bom apetite!



Fonte original todos os direitos reservados a: https://omeutempero.blogspot.com
Powered by Blogger.