Skip to main content

Compota de Abóbora e Nozes

22 de Janeiro de 2020

Outono e Inverno são sempre uma boa altura para preparar compotas para o resto do ano... uma espécie de história da formiga dos nossos dias! Cá em casa tínhamos ainda uma abóbora inteira (que se conservam por vários meses!) que era preciso gastar. Por isso cortámos, descascamos, reservamos uma parte para esta compota, e a restante abóbora é congelada para preparar sopas, legumes assados, etc.


Compota de Abóbora e Nozes

Ingredientes:
  • 1 kg de abóbora descascada e sem pevides
  • 500 g de açúcar
  • 1 chávena de nozes
  • 2 paus de canela
  • 1 laranja

Preparação:
1. Num tacho grande coloque a abóbora aos cubos, o açúcar, os paus de canela, o sumo e a casca da laranja e um pouco de água.
2. Coloque em lume brando e deixe cozinhar cerca de 1 hora (se necessário adicione mais água).
3. Retire a casca de laranja e a canela, e reduza a puré com uma varinha mágica.
4. Leve novamente a compota ao lume até que atinja o ponto de estrada. Retire do lume e coloque a compota em frascos previamente esterilizados e limpos (ver dicas básicas para fazer compotas caseiras).
5. Feche bem os frascos, vire ao contrário e deixe arrefecer completamente. Guarde em local fresco e seco.

Acompanha-nos também em:

   

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com