bolo de chocolate e café sem farinha para nos despertar para mais uma semana de trabalho

A segunda-feira de manhã precisa sempre de uma bolo assim: com café para eu acordar e sem farinha para Ela relaxar. Ainda por cima, este maravilhoso bolo, do fantástico blog Cooley Cooks, é facílimo de preparar, o que é o argumento que me faltava para avançar para o forno.

Tudo o que vai precisar é de chocolate semi-amargo, manteiga, ovos, açúcar, café instantâneo, cardamomo em pó, flor de sal e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

IMG_0451.jpg

 

Comece por derreter a manteiga com o chocolate em banho-maria. Deixe arrefecer ligeiramente. Separe as gemas das claras e bata as gemas com metade do açúcar até clarearem e começarem a ficar espumosas. Acrescente o chocolate derretido, o cardamomo, o café, o extracto de baunilha e a flor de sal e misture.

Noutra taça, bata as claras em castelo com o resto do açúcar. Envola cuidadosamente as claras no creme, com a ajuda de uma espátula, para não perder volume.  

Deite para dentro de uma forma de 23 centímetros, com o fundo amovível, untada com manteiga, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 40 minutos. Quando vir que o bolo está firme no centro, pode retirá-lo do forno. Deixe arrefecer antes de servir. Vai ver como fica logo mais bem disposto para enfrentar uma nova semana de trabalho.

 

Uma óptima semana para si onde quer que o bolo de chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: cooley cooks

Powered by Blogger.