Skip to main content

TIGELADAS DE FERREIRA DO ZÊZERE (Ribatejo)



INGREDIENTES

500 g de açúcar
1 chávena (chá - bem cheia) de farinha de trigo
1 lt de leite
4 ovos + 16 gemas
1 limão


PREPARAÇÃO
no MODO TRADICIONAL :


Ligue o forno a 220º C.
Bata muito bem (cerca de 30 minutos à mão ou 10 minutos na batedeira eléctrica) os ovos (previamente partidos), as gemas e o açúcar com as raspas da casca do limão, juntando a farinha a pouco e pouco (se bater os ingredientes na batedeira eléctrica as tigeladas ficam mais rijas). Adicione o leite e envolva bem.
Deite cuidadosamente o preparado em tigelas de barro não vidrado, bem quentes, tendo o cuidado de não as deixar demasiado cheias. Leve as tigeladas a cozer, cerca de 25 minutos ou até estarem douradinhas. Deixe arrefecer no forno com a porta entreaberta.


na "BIMBY"


Ligue o forno a 220º C.
Deite no copo o açúcar e as raspas da casca do limão. Triture 10 segundos na velocidade 9. Acrescente as gemas e os ovos (previamente partidos) e programe 5 minutos à temperatura de 37º C na velocidade 3. Adicione a farinha e programe 10 segundos na velocidade 3. Amasse durante 3 minutos na velocidade 3 e adicione o leite, em "fio", pelo "bocal" da tampa.
Deite cuidadosamente o preparado em tigelas de barro não vidrado, bem quentes, tendo o cuidado de não as deixar demasiado cheias. Leve as tigeladas a cozer, cerca de 25 minutos ou até estarem douradinhas. Deixe arrefecer no forno com a porta entreaberta.


SUGESTÃO:DO AUTOR
Para aproveitar tão grande quantidade de claras, sugerimos dois bolos verdadeiramente deliciosos «bolo branco" e "bolo em camadas com champanhe».


1.ª NOTA DO AUTOR
As tigelas de barro têm de estar mesmo bem quentes quando deita o preparado nelas, pois é esse choque térmico que provoca a textura tipicamente esburacada das tigeladas. Para facilitar o processo poderá pôr as tigelas a aquecer quando liga o forno.


2.ª NOTA DO AUTOR
Existem na Doçaria Tradicional Portuguesa diferentes receitas das famosas tigeladas, que variam consoante a região. As "tigeladas de Ferreira do Zêzere", no distrito de Santarém, são uma das mais afamadas receitas deste doce de origem conventual, que se popularizou por todo o país e que terá tido a sua origem no Convento da Graça, em Abrantes.
Estes bolos devem o seu nome às tigelas de barro onde são cozidas.






Fonte:
http://www.docesregionais.com

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com