tarte de amêndoa e cereja, a sobremesa que vai arrasar no seu natal

Eu sei que o Natal é sinónimo de bolo-rei, bolo-rainha, rabanadas, sonhos e filhoses, mas também podemos inovar de vez em quando! Quem não gosta de surpreender a família e os amigos com receitas originais e deliciosas? Tenho a certeza de que esta receita do site Gourmet Traveller vai arrasar em qualquer mesa da Consoada. Pode usar uma forma de tarte retangular ou redonda com 23 cm de diâmetro. É indiferente. Mas não se iluda, esta receita é totalmente para a desgraça.

E para se desgraçar com esta maravilha, precisa de comprar os seguintes ingredientes: crème fraîche, natas, açúcar em pó e cerejas frescas. Para o doce de cereja e baunilha, precisa de cerejas sem caroço, açúcar, sumo de um limão e de uma laranja e baunilha. Para a base de amêndoa, tem de ter à mão amêndoas, manteiga, açúcar e farinha. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

1210gtcherrytart-628.jpg

 

Comece por fazer o doce de cereja e baunilha: junte todos os ingredientes do doce num tacho pequeno e vá misturando em lume médio alto até o açúcar se dissolver completamente. Deixe ferver, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar no ponto, durante 6 a 8 minutos. Depois leve ao frigorífico durante 1 a 2 horas até ficar bem fresco.

Enquanto isso, vá preparando a base: triture as amêndoas no liquidificador, durante 1 minuto, até obter um espécie de crumble. Bata a manteiga e o açúcar com a batedeira, durante 2 a 3 minutos, até obter uma mistura leve e fofinha. Raspe os lados da batedeira e acrescente a farinha e o crumble de amêndoas. Bata novamente até obter uma massa homogénea. Forme uma espécie de disco com a massa, envolva-a em papel aderente e leve ao frigorífico durante uma hora para assentar.

Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C. Espalhe a base numa bancada polvilhada de farinha. Estenda com o rolo da massa até ficar com cerca de 3 mm de espessura e forre a forma da tarte deixando as pontas de fora. Leve ao frigorífico, durante 30 minutos, até ficar firme.

Depois, leve a base ao forno, com pesos, durante 10 a 12 minutos, até ficar dourada. Retire os pesos e volte a colocar no forno durante mais 6 a 8 minutos até ficar crocante. Deixe arrefecer completamente.

Misture o crème fraîche, as natas e o açúcar de confeiteiro com a batedeira, durante 2 a 3 minutos, até ficar com um aspeto de umas claras em castelo. Leve ao frigorífico até ao momento de usar.

Espalhe o doce de cereja e baunilha sobre a base, ponha por cima a mistura do crème fraîche e decore com cerejas frescas e o açúcar em pó.

É ou não é de arrasar?

 

Feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: gourmet traveller

 

Powered by Blogger.