o soufflé mais fácil do mundo faz-se em apenas 3 passos

É quase um milagre! Está a ver aquela complicação toda dos soufflés? Separar as gemas das claras... Misturar as gemas com o molho branco... Bater as claras em castelo... Envolver cuidadosamente as claras com as gemas sem deixar perder o volume... Confesso que já estou stressado só de pensar em toda esta trabalheira.

Felizmente existe o chef francês Jacques Pépin. E mais felizmente ainda existe a mãe do chef francês Jacques Pépin que inventou esta receita de soufflé em que não precisa sequer de separar as gemas das claras. Não acredita? Então veja a receita republicada pelo Food52 do livro The Apprentice: My Life in the Kitchen.

Tudo o que vai precisar é de manteiga sem sal, queijo parmesão ralado fininho, farinha, leite gordo, ovos, queijo gruyère ralado e cebolinho picado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

8967e845-62e6-425e-b77a-5a7afea8d16c--2019-1106_ja

 

1º passo: Derreta seis colheres colheres de sopa de manteiga, numa panela. Misture-lhe a farinha com uma vareta. Deixe cozinhar durante 10 segundos, junte o leite frio e misture com a vareta, enquanto deixa levantar fervura e o molho engrossar (cerca de 2 minutos). Assim que estiver espesso e cremoso, retire do lume e tempere com sal e pimenta. Deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos.

2º passo: Unte com manteiga um pyrex com capacidade para 1l a 1,5l e salpique toda a superfície com metade do parmesão ralado. Bata bem os ovos, numa taça, com um garfo. Assim que o molho branco estiver à temperatura ambiente, misture-lhe os ovos, o gruyère e o cebolinho de uma vez. Deite tudo para dentro do pyrex untado.

3º passo: Espalhe a outra metade do parmesão por cima do soufflé e termine com três fatias de gruyère a fazerem um círculo no topo do soufflé. Leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 30 a 40 minutos, até insuflar e ficar com a cobertura dourada. Sirva imediatamente. E diga-me lá se este não é um acompanhamento ou uma entrada perfeita para o seu Natal...

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o soufflé esteja,

Ele

 

receita: jacques pépin; foto: food52

 

Powered by Blogger.