Skip to main content

o melhor bacalhau para este natal: com creme de manteiga e ovo escalfado

DSC07557.jpg

Antes de qualquer outra coisa, pare! Eu sei que esta época do ano é um alvoroço, mas pare só durante uns segundos. Agora olhe para esta posta de bacalhau. Já alguma vez viu uma posta de bacalhau mais alta e suculenta do que esta? 

Não é por termos já uma parceria há mais de um ano com a Riberalves, mas este lombo de bacalhau é qualquer coisa do outro planeta. Além disso, vem já demolhado e pronto a cozinhar, o que transforma a nossa vida no Simplex da Cozinha.

Por isso, não houve grandes dificuldades quando a Riberalves nos desafiou, mais uma vez, a criar uma deliciosa receita de bacalhau para esta Consoada com estes seus lombos gigantes prontos a cozinhar. Fizemos um suave e macio creme de manteiga e chalotas, preparámos um ovo escalfado e o resultado foi este.

 

Lombo de bacalhau com creme de manteiga e ovo escalfado

Este Natal, em vez do tradicional bacalhau cozido, que tal experimentar este divinal e altíssimo lombo Riberalves com um aveludado creme de manteiga e um incrível ovo escalfado no topo? Receita completa este sábado à tarde em www.casalmisterio.com #natal #jantar #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Sábado, 21 de dezembro de 2019

 

Ingredientes

Para o creme de manteiga

  • 1 chalota
  • 1 dente de alho
  • 1 raminho de tomilho
  • 100 ml de vinagre de vinho branco
  • 100 ml de natas
  • 100 ml de vinho branco
  • 250 g de manteiga
  • 1 mão cheia de cebolinho picado
  • Flor de sal

 

Comece por lavar e secar os lombos de bacalhau Riberalves. 

Para fazer o creme de manteiga, pique a chalota e o alho fininhos. Junte-os, numa panela pequenina, com o tomilho, o vinagre e o vinho branco. Leve ao lume e deixe reduzir para metade. Acrescente as natas e levante fervura. Baixe o lume para o mínimo e adicione a manteiga aos poucos sem parar de mexer.

Quando estiver tudo transformado num creme suave, coloque o cebolinho picado. Tempere com flor de sal e passe o molho através de um passador para aproveitar apenas o creme. Guarde de parte, num sítio quente, enquanto prepara o resto.

Numa frigideira, aqueça um fio de azeite e frite o bacalhau, sem lhe mexer, até que a base fique tostada e crocante. Leve então os lombos ao forno, pré-aquecido a 160 ºC, durante cerca de 6 minutos, até o bacalhau estar cozinhado e a dividir-se facilmente em lascas.

DSC07560.jpg

Retire o bacalhau do forno e sirva-o por cima de uma cama de espinafres cozidos. Coloque uma noz de manteiga por cima para que esta derreta lentamente sobre o lombo. Espalhe o sumo de limão espremido e tempere com flor de sal.

Termine com um ovo escalfado por cima de cada lombo de bacalhau e finalmente com o creme de manteiga a cobrir o ovo e o lombo de bacalhau. Um pouco de cebolinho picado pelo topo e já está.

DSC07568.jpg

Também pode colocar uma colher de chá de ovas de salmão por cima que fica fantástico!

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o bacalhau esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Riberalves

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com