gratinado de couves de bruxelas, o acompanhamento ideal para o seu natal

Esta receita do blog Damn Delicious fica bem com tudo: com o peru, com o bacalhau, com leitão, com arroz de pato, com… sei lá. Com tudo. É o acompanhamento ideal para fazer para a sua consoada este ano. Vai ver que vai arrasar. As couves de Bruxelas ficam deliciosas, crocantes e macias ao mesmo tempo e com um incrível sabor a queijo por cima.

Para fazer esta maravilha, precisa de couves de Bruxelas, bacon cortado em pequenos cubos, alho picado, chalotas picadas, farinha, leite, natas, tomilho seco, noz-moscada em pó, flor de sal e pimenta preta moída, e queijo gruyère ralado. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200º C.

Ferva uma panela com água e sal e escalde as couves de Bruxelas durante 3 a 5 minutos até ficarem crocantes por fora e macias por dentro. Escorra-as e deixe-as arrefecer numa taça com água gelada. Escorra-as novamente e reserve.

Aqueça uma frigideira que possa ir ao forno em lume médio alto. Junte o bacon e deixe cozinhar até ficar acastanhado e crocante, durante cerca de 6 a 8 minutos. Escorra a gordura em excesso, deixando cerca de uma colher de sopa na frigideira. Transfira o bacon para um prato forrado com uma folha de papel de cozinha e ponha de lado.

Coloque o alho e as chalotas na frigideira e deixe cozinhar, mexendo várias vezes, durante 2 minutos.

Junte a farinha até ficar ligeiramente acastanhada, durante cerca de um minuto. Vá acrescentando, de forma gradual, o leite, as natas, o tomilho e a noz-moscada. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até o molho começar a engrossar, durante 1 a 2 minutos. Se o molho ficar demasiado espesso, acrescente mais leite. Tempere com flor de sal e pimenta.

Junte as couves de Bruxelas, o bacon e 125 g de queijo gruyère ralado e deixe apurar, durante 1 a 2 minutos, até o queijo começar a derreter. Espalhe por cima o resto do queijo ralado.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos, até o topo começar a ficar dourado e a borbulhar.

Sirva logo!

 

Feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: damn delicious

Powered by Blogger.