bolo de maçã e amêndoa sem glúten para prepararmos o nosso organismo para receber o natal
Vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer este bolo este fim de semana para irmos comendo até ao Natal para ir habituando o estômago ao ritmo gastronómico dos dias que se aproximam. Devia fazer o mesmo. É um conselho de amiga. De uma amiga experiente no que toca a encher o bandulho com classe. Ainda, por cima, esta receita da Donna Hay é deliciosa e muito fácil de fazer.
Só precisa de maçãs Granny Smith (descascadas, cortadas em quartos e depois em fatias muito fininhas), açúcar, farinha sem glúten, fermento sem glúten, uma colher de chá de especiarias (como canela, noz-moscada e gengibre), extrato de baunilha, dois ovos ligeiramente batidos, manteiga sem sal derretida, amêndoas brancas picadas, açúcar de confeiteiro e natas.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Coloque as maçãs e uma colher de açúcar numa taça e mexa bem. Reserve.
Coloque o resto do açúcar, a farinha e o fermento sem glúten, as especiarias, o extrato de baunilha, os ovos e a manteiga derretida numa taça grande e misture bem. Junte agora metade das maçãs.
Transfira a massa para uma forma de bolo com cerca de 20 cm de diâmetro forrada com papel vegetal e espalhe por cima o resto da mistura das maçãs com o açúcar e as amêndoas.
Leve ao forno durante 1 hora e 5 minutos ou até ficar pronto (teste com um palito). Retire do forno e deixe arrefecer na forma durante 10 minutos. Retire o bolo da forma e coloque no prato que vai servir para arrefecer.
Decore com açúcar de confeiteiro e sirva com natas batidas ou chantilly.
Boas receitas e um feliz Natal,
Ela
receita e foto: donna hay
Comments
Post a Comment