bolo de maçã e amêndoa sem glúten para prepararmos o nosso organismo para receber o natal

Vou pedir ao meu querido Marido Mistério para fazer este bolo este fim de semana para irmos comendo até ao Natal para ir habituando o estômago ao ritmo gastronómico dos dias que se aproximam. Devia fazer o mesmo. É um conselho de amiga. De uma amiga experiente no que toca a encher o bandulho com classe. Ainda, por cima, esta receita da Donna Hay é deliciosa e muito fácil de fazer.

Só precisa de maçãs Granny Smith (descascadas, cortadas em quartos e depois em fatias muito fininhas), açúcar, farinha sem glúten, fermento sem glúten, uma colher de chá de especiarias (como canela, noz-moscada e gengibre), extrato de baunilha, dois ovos ligeiramente batidos, manteiga sem sal derretida, amêndoas brancas picadas, açúcar de confeiteiro e natas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

apple_almond_cake.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Coloque as maçãs e uma colher de açúcar numa taça e mexa bem. Reserve.

Coloque o resto do açúcar, a farinha e o fermento sem glúten, as especiarias, o extrato de baunilha, os ovos e a manteiga derretida numa taça grande e misture bem. Junte agora metade das maçãs.

Transfira a massa para uma forma de bolo com cerca de 20 cm de diâmetro forrada com papel vegetal e espalhe por cima o resto da mistura das maçãs com o açúcar e as amêndoas.

Leve ao forno durante 1 hora e 5 minutos ou até ficar pronto (teste com um palito). Retire do forno e deixe arrefecer na forma durante 10 minutos. Retire o bolo da forma e coloque no prato que vai servir para arrefecer.

Decore com açúcar de confeiteiro e sirva com natas batidas ou chantilly.

 

Boas receitas e um feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: donna hay

 

Powered by Blogger.