Skip to main content

batata doce com queijo derretido e castanhas no forno para acompanhar com um bom vinho verde neste natal

Há uma tradição incontornável nesta modesta Família Mistério: Natal passado em Portugal tem de ter um Vinho Verde bestial. Já dizia o Casal...

Há coisa mais portuguesa do que um bom e delicioso Vinho Verde? E então se acompanhar uma batata doce de Aljezur e umas castanhas assadas de Trás-os-Montes, está feita a combinação perfeita para me sentir de volta à mesa de casa dos meus avós.

DSC07596 2.jpeg

Foi por isso que ficámos radiantes quando fomos convidados pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes para criarmos a nossa receita de Natal preferida para acompanhar um sofisticado Alvarinho ou um surpreendente e fresco vinho tinto de Verona.

Eu sempre adorei Vinho Verde no Verão, mas ultimamente tenho conhecido novos verdes mais complexos e sofisticados que me deixam de queixo caído em qualquer altura do ano. A escolha para o nosso almoço de Natal este ano foi um Alvarinho Quinta das Arcas Reserva que tem um leve toque de madeira que o torna mais estruturado e perfeito para uma refeição especial como a de Natal. Se preferir acompanhar esta entrada de batata doce no forno com um vinho tinto, então este Bardolino Clássico leve e fresco também resulta maravilhosamente.

Mas antes de aprofundarmos esta combinação divinal, o melhor é ver tudo com os seus próprios olhos.

 

Batata doce com queijo e castanhas no forno para acompanhar com um bom Vinho Verde

É tão simples quanto isto: batata doce no forno, queijo derretido, castanhas assadas e romãs frescas. Tudo junto na mesma entrada maravilhosa para o seu Natal. Para acompanhar, não há nada como um delicioso Vinho Verde 🥂 Veja a receita completa esta tarde em www.casalmisterio.com #batatadoce #queijo #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Terça-feira, 17 de dezembro de 2019

 

Ingredientes

  • 4 batatas doces médias
  • 80 g de castanhas assadas
  • 1 fio de azeite
  • 150 g de queijo mozzarella ou outro bom para derreter
  • 150 g de queijo feta
  • Sementes de duas romãs

 

Esta receita tem tudo: o toque doce da batata, o salgado quase picante do queijo feta, o sabor inconfundível das castanhas e a frescura das romãs. Tudo isto é perfeito para abrir o apetite para um bacalhau ou para complementar um fabuloso peru de Natal.

Para acompanhar, este original Vinho Verde é tudo aquilo com que podia sonhar. Além de ser aromático como a maioria dos Verdes, é mais estruturado e complexo. Eu, por mim, podia acompanhar todo o almoço com esta maravilha. Se insistir num tinto, o italiano Villabella Bardolino Clássico é uma óptima opção de Verona.

Para preparar esta entrada, pré-aqueça o forno a 200º C e prepare um tabuleiro forrado com papel vegetal. Corte as batatas doces em rodelas com cerca de 2 cm de espessura, espalhe um fio de azeite por cima, tempere com flor de sal e pimenta preta e leve-as ao forno entre 10 a 15 minutos ou até ficarem tostadas e cozinhadas. 

DSC07621 2.jpeg

Cubra cada rodela de batata doce com queijo mozzarella ralado e volte a levar ao forno durante mais cerca de 5 minutos até que o queijo derreta bem.

Sirva as rodelas de batata doce com as castanhas picadas por cima, o queijo feta em crumble e finalmente as sementes de romã. Vai ver que não sobra uma migalha. Nem uma gota de vinho...

 

Um óptimo Natal para si onde quer que o vinho esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita Casal Mistério feita em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes 

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.